Enderson acredita em evolução de Ronaldinho nos próximos três jogos




Em coletiva, no final da tarde dessa terça-feira, o tema mais abordado foi a preparação de Ronaldinho Gaúcho. Enderson Moreira, o sabatinado, avaliou como positiva a semana de treinos e confirmou o retorno do meia ao time contra o Atlético-MG, domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão.

O treinador disse esperar evolução da principal contratação da temporada. Porém, projetou que o ganho físico ocorrerá em até três jogos. Após cinco partidas, o craque sentiu o desgaste físico, o que acabou forçando a comissão técnica a programar uma preparação especial para recondiciona-lo fisicamente.

– É claro que tem condições (de evoluir). Foi preparado a isso. Não é máquina. É ser humano, um jogador. Pode oscilar. Pode, talvez, demandar mais dois ou três jogos para ter um ganho físico após tudo que foi investido nesta semana. Acredito em evolução, sim – disse o comandante.

Para Enderson, o ideal para Ronaldinho seria uma pré-temporada. O treinador explicou o trabalho realizado:

– Ele fez trabalho voltado à força e à resistência. Trabalhou frenagem e aceleração. Foi direcionado a isso. Não é que poupamos. O jogador apresentou dificuldade de estar inteiro nos jogos, então, tivemos a responsabilidade de tirá-lo. O corpo dele avisou contra o Paysandu. Queria sair no intervalo. Sentimos que era necessário. Se continuasse jogando, poderia estar lesionado. Ele está mais solto, está bem recuperado. Espero que possa fazer um grande jogo no domingo.

Diego Cavalieri teve o retorno confirmado pelo treinador. O goleiro esteve fora por quatro partidas, com dores nas costas. Edson (cotovelada no rosto) e Osvaldo (dores na coxa esquerda) ainda são dúvidas. Além de Marcos Junior, suspenso, Fred e Wellington Silva continuam fora, com lesões musculares. O Fluminense enfrenta o Atlético-MG domingo, no Maracanã, às 16h (de Brasília).

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Carmen Flores / Getty Images

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook