Enderson revela não se arrepender de ter escalado R10 como “falso 9”




Mesmo com a mudança de posicionamento do atleta, o treinador do Fluminense entende que a função dele é a mesma: armar as jogadas de ataque e Enderson Moreira se mostrou incomodado com as perguntas sobre o tema. E negou ter se arrependido.

– É difícil falar sobre isso. Fui muito claro naquilo do que pensei e executei. Vou falar pela terceira vez. Não foi o Ronaldinho o problema. Tanto que voltamos do intervalo com a mesma formação. E ele participa mais do jogo. Houve uma conversa com os três jogadores que atuaram atrás dele. Passaram a aproximar dele. A partir da expulsão do jogador do Grêmio, a gente recua o posicionamento dele. Que é a posição dele. Não estou inventado nada. Os jogadores têm de entender o processo. Naquele momento, o Ronaldinho era uma incógnita no que poderia suportar. A gente já não tinha o Fred. Tinha três meias de velocidade, seria interessante fazer essa função apesar do pouco tempo de treinamento. Não funcionou pois os três meias estavam distantes. Depois, o Scarpa entrou e melhorou. Não existe arrependimento. Há decisões que se precisa tomar. Com esse posicionamento, ele jogou os 90 minutos.

Sem Fred, que desfalca a equipe devido a uma pubalgia, Magno Alves deve ser o atacante na partida contra o Avaí e Enderson afirma que um time tem de ter possibilidades. O treinador falou ainda que a posição de Ronaldinho não deve influir nas suas qualidades e que a função de armar as jogadas continua sendo dele.

– Temos várias opções. Vocês, analistas, irão observar. Um time tem de ter encaixe. Tem de ter jogadores que se possam comunicar de forma favorável. Sem dúvida, o Ronaldinho é o armador do nosso time. Pode ser pela esquerda, como foi no Barcelona. Pode ser o falso 9. Um meia clássico. Ele tem a responsabilidade de armar as nossas jogadas ofensivas. Tem de armar. A posição inicial dele no campo não vai interferir na característica do seu jogo. Isso é o mais importante. Tenho convicção no que estou fazendo. Tenho consciência tranquila. E a responsabilidade é minha – completou o treinador.

Por Explosão Tricolor / Fonte: GloboEsporte / Foto: Divulgação