Entrevista coletiva completa de Mano Menezes após o empate do Fluminense com o Madureira




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Entrevista coletiva completa do técnico Mano Menezes após o empate do Fluminense com o Madureira

Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do técnico Mano Menezes após o empate do Fluminense em 0 a 0 com o Madureira, no Estádio Kléber Andrade, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca:

Empate com o Madureira

“Hoje, se vocês fizerem um levantamento, vários jogadores fizeram o primeiro jogo. Na comparação com quem já tem bastante, em determinados momentos o controle escapa um pouco. Mesmo assim a gente poderia ter vencido a partida. No primeiro tempo tivemos mais espaços, mas não fizemos um primeiro tempo bom. No segundo tinha menos espaço, aí a gente teve o volume mais perto da área, mas não conseguiu concluir.

Acho que tivemos um pênalti que não foi marcado. Tanto que o Renato se machucou porque não conseguiu se proteger para cair. Passamos por alguns momentos de dificuldade. Quando fizemos a primeira mexida, logo em seguida o time teve dez minutos de pressão, como deveria ter. O Serna entrou bem, o Riquelme entrou bem. Acho que é preencher um pouco mais a área, acabar com mais qualidade. Mas é o caminho da temporada. Vamos em frente.”

Preparação para o Carioca

“O início de ano tem sido bem difícil, principalmente nessa diferença de preparação. Acho que a gente precisa pensar muito nisso. Na saúde desses jogadores que têm que se apresentar e jogar em dez ou 15 dias. Acho que não é justa a disputa. Já falei sobre isso. Acho que as equipes têm direito de começar em outubro. Mas deveria haver um mês de férias em dezembro para todos. Porque isso é ser justo e cuidar da saúde dos atletas que vão enfrentar esses jogadores muito mais bem preparados, e que pode ocasionar lesões graves.”

Riquelme Felipe e Isaque 

“Eu os enxergo como parte do elenco principal mas com cautela porque a gente sabe que eles vão oscilar, que são jovens jogadores e falta a eles uma maturidade que os outros já têm. Falta a eles uma disputa física que os outros têm mais, e eles vão caminhar nesse processo. O que que a gente tem feito na maioria dos casos, colocado eles a parte final do jogo. Quando os outros já têm 60, 70 minutos de jogo jogado.

Essa questão da diferença física fica minimizada. Hoje iniciamos com o Isaque porque tem times que precisamos de dois meias pra jogar. Tiramos um extremo porque o time tava jogando 4-3-3, o meio campo ficou vazio de construção, gente teve um pouco mais hoje a bola passando pelo meio, sendo passada, mudança de corredor. Mas é lógico que nós vamos ter a calma necessária com eles, porque são duas joias do clube com muito talento e a gente quer aproveitar esse talento da melhor maneira possível.”

Desempenho dos reforços 

“Somos uma equipe, não dá para fazer análises individuais. Vão passar pelo processo de desenvolvimento, especialmente o Canobbio, que é mais jovem, como é natural.”

Equilíbrio entre juventude e experiência 

“A gente não divide jogador jovem ou veterano. Dividimos por rendimento. Temos dois jogadores que são considerados veteranos, Thiago Silva e Fábio, que não tem um porém para falar sobre eles. A gente busca equilibrar a parte atlética geral dos jogadores. A temporada é grande e para suportar a gente equilibra. Vamos passar por esse processo como todo mundo está passando.”

Vaias da torcida tricolor

“A vitória sempre traz tranquilidade maior. Estamos falando sobre causas e consequências, mas o torcedor quer saber da equipe vencer. Temos condições de vencer. Vamos enfrentar, talvez, jogadores que se apresentaram depois do que a gente. Importante é fazer nossas escolhas corretas para fazer um final de temporada decente. Para depois termos todos em nível bom para fazer as escolhas.

Ano passado terminou. Já mudamos, estamos em 2025. Acho que o time precisa buscar atender o anseio do torcedor. Jogar para ele. Claro que as coisas estão sempre misturadas. Tirando a brincadeira que fiz, claro que traz coisas do outro ano. Temos que trabalhar para tirar isso do nosso torcedor. É o que estamos fazendo e é o que vamos fazer.”

Situação de Jhon Arias 

“Avaliamos todos os jogadores que chegam para o começo da temporada. Arias teve um pequeno desconforto, que o deixou uma semana sem treinar. Atrasou um pouco o processo dele. Vamos analisar para que seja seguro. Ou vai fazer alguns minutos no clássico, ou vamos deixar para o final de semana que vem.”

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com