A chegada do meia-atacante venezuelano traz novas possibilidades ao elenco de Zubeldía, mas impõe um quebra-cabeça tático para equilibrar o setor ofensivo com nomes como Canobbio e Lucho Acosta.
Após uma longa negociação, o Fluminense oficializou nesta semana a contratação de Jefferson Savarino, de 29 anos. O jogador, que defendia o Botafogo, chega para ser uma das peças centrais do projeto tricolor para a temporada 2026.
Com a confirmação do reforço, o comentarista Francisco Aiello, do SporTV, analisou os desafios táticos que a entrada do venezuelano impõe ao time titular. Para o jornalista, a presença de Savarino exige escolhas rígidas no meio-campo e no ataque.
⚠️ PLANTÃO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]
O dilema no meio-campo
Segundo Aiello, a manutenção de um equilíbrio defensivo com Martinelli e Hércules limita o número de peças ofensivas. No cenário projetado, a presença de Savarino e Lucho Acosta obrigaria a saída de nomes importantes.
– Se vai botar Savarino e Lucho juntos, mais uma vez, vai ter que botar Martinelli e Hércules. Só aí já são quatro jogadores. Tá faltando Lúcio. Mais quatro da defesa, são oito, mais o goleiro Fábio, nove. Só tem mais duas vagas. Vai jogar o quê? Pode jogar sem centroavante. Não pode tirar o Canobbio, é o armador do time. Então vamos lá, tem o Canobbio, só tem uma vaga. Só tem uma vaga, vai ficar quem? Fica o Everaldo ou vai ficar o Serna? Só um vai ficar. Ah, vou jogar sem centroavante. Fica o Serna – analisou o comentarista.
VEJA AINDA:
- Vitória do Fluminense no clássico pode empurrar o Flamengo para o quadrangular do rebaixamento; entenda
- Opinião: Venda de Kevin Serna para o Boca Juniors seria um erro estratégico do Fluminense
- De olho no rival: Flamengo tem seis desfalques confirmados para enfrentar o Fluminense
Variações táticas e elenco forte
Aiello também levantou a possibilidade de o Fluminense atuar sem um centroavante fixo para acomodar a velocidade de Serna ou a entrada de Savarino por dentro, funcionando como um elemento surpresa na área.
– E aí tem uma variação. Tem uma variação para, de repente, alguém pisar ali na área para tentar finalizar. Vou jogar com centroavante, sai o Serna. Mas aí o Savarino não joga aberto, o Savarino joga por dentro. Vocês nem puseram o ganso nessa conta. Não, não dá. Talvez seja uma iniciativa do Fluminense no sentido de avançar na construção de um elenco forte em vez de apenas um 11 forte – concluiu, ressaltando que a disputa por posição deve elevar o nível técnico do grupo.
Detalhes do negócio
Savarino foi adquirido em definitivo pelo Fluminense em uma operação que envolveu o pagamento de 5 milhões de dólares (cerca de R$ 26,4 milhões) ao Botafogo, além da transferência definitiva do jovem volante Wallace Davi, de 18 anos. O contrato do meia-atacante com o Tricolor das Laranjeiras é válido até o fim de 2029.
CONFIRA TAMBÉM:
- Kevin Serna no Boca Juniors? Declaração de Freytes revolta torcida do Fluminense
- Fluminense libera Keno para fechar com o Coritiba
- Fluminense x Flamengo: saiba onde assistir ao clássico pelo Campeonato Carioca
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com



