Essa Cartolagem…




Todas essas coisas que envolvem este campeonato, que já foi o mais charmoso do Brasil, doem demais em mim. A questão do Maracanã é o fim da picada! O Maraca já deveria estar com a dupla Fla x Flu há muito tempo! Sempre foram os dois (únicos) que fizeram questão do estádio. Na época do edital do Engenhão, o Botafogo fez proposta única. Houve um pequeno movimento no Fluminense para enviar uma proposta, mas não aconteceu.

Eu sempre quis, e sempre quererei que o Fluminense jogue no Maracanã. Mesmo que junto com o Fla. Prefiro comer filé mignon com os amigos, a comer carne de pescoço sozinho. Isso já era para estar decidido, sacramentado. Aquela ideia de estádio próprio, e jogar no Maracanã os grandes jogos, como final de Taça Libertadores é tão estranha! Como manter um estádio como este, para Flamengo, Vasco, Fluminense jogarem lá uma final de Libertadores? Para mim, o Maraca deveria ser administrado pela dupla, nos moldes do Engenhão. Acabou! Quando mandarmos jogos lá, ESTÁDIO NELSON RODRIGUES; quando o Flamengo mandar, ESTÁDIO MÁRIO FILHO! Mas nas duas hipóteses, MARACANÃ!

Bom, dito isso, vamos para o show de cafajestagem em que está metido o futebol carioca. Prejuízo dos clubes (mesmo os que fazem a final) e lucro da FERJ. Muitos clubes, estádios ruins, regras criadas em cima da hora, que visam beneficiar os clubes que rezam na cartilha da FERJ. Parece que fazem tudo o que for necessário para esvaziar os jogos! Tudo, absolutamente! Se todos se reunissem com a seguinte pauta: “Vamos acabar com os clubes, inviabilizá-los, destruir a paixão dos torcedores, acabar com a paciência dos investidores”, não teriam tanto êxito como têm! Dá até para desconfiar da real intenção dessas pessoas.

Agora, vem esta liminar (torcida única). Gente, nada impediu que agredissem o nosso torcedor, em jogo realizado em Xerém, lá na Praça Vanhargem (Tijuca). Não precisou ter duas grandes torcidas saindo de um mesmo estádio. Se a torcida do Fluminense for só ao Engenhão, nada estará garantido no quesito paz. E vice-versa! Bandido é bandido! Eles não deixam de ser bandidos porque não vão ao estádio. Esses caras precisam ser detidos, e não creio que uma torcida única resolva este grave problema de segurança pública. Eu gostaria muito de ver este Fla x Flu com casa cheia, com as duas torcidas no estádio.

Gente, vou contar para os mais novos um caso que ficou famoso, um jogo que entrou para a história: A INVASÃO CORINTIANA! Sabem como aquilo se tornou possível? Vou contar para vocês: toda aquela movimentação, engarrafamento quilométrico da Via Dutra, só se falava naquele jogo, foi tratado com apenas um telefonema! Vicente Mateus (presidente do Corínthians) ligou para o nosso presidente Francisco Horta, para pedir uma carga maior do que o normal para visitante. Horta perguntou se havia muito interesse das corintianos, e a resposta foi positiva. Na mesma hora, Horta perguntou se ele queria meio a meio! E assim foi feito! Simples assim! Dois verdadeiros cavalheiros, com interesse comum (promover a partida), sem espírito da cafajeste. Até hoje se fala nesta partida. Não houve uma briga! O fato de termos perdido nos pênaltis não tem nada a ver com este gesto. Tínhamos um time que era muito superior, mas caiu uma tempestade descomunal, o campo alagou completamente e tudo ficou nivelado por baixo. Apenas isso! Bom, realmente espero que os presidentes dos grandes do Rio de Janeiro se unam em prol de seus clubes, em prol deste campeonato, que já foi grande!

André Luiz