Possíveis formações para a estreia do Fluminense no Mundial
(por Vinicius Toledo)
Expectativa enorme da torcida e do elenco para a estreia do Fluminense no Mundial de Clubes da FIFA 2025
Fala, galera tricolor! Falta exatamente uma semana para a estreia do Fluminense no Mundial de Clubes da FIFA 2025. A expectativa da torcida e do elenco cresce cada vez mais! O time de guerreiros desembarcou nos Estados Unidos, no último sábado, 7 de junho.
Borussia será o adversário de estreia do Fluminense no Mundial
Sendo assim, os jogadores já iniciaram a preparação para o primeiro desafio: Borussia Dortmund, da Alemanha. O jogo ocorrerá no dia 17 de junho, às 13h (de Brasília, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O time alemão é considerado o desafio mais difícil do grupo F. Os outros adversários são o Ulsan HD, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Clique aqui e garanta o seu ingresso para apoiar o Fluminense nos Estados Unidos!
Formações para a estreia do Fluminense no Mundial
O técnico Renato Gaúcho ainda tem uma semana para definir a escalação que entrará em campo para encarar o Borussia Dortmund. Porém, baseado nas escolhas do atual comandante e até mesmo nas alternativas táticas criadas em trabalhos anteriores, montei quatro formações que podem ser utilizadas para a estreia tricolor no Mundial.
4-3-3
Essa é a formação tradicional do Fluminense desde os tempos do Fernando Diniz. Portanto, é a favorita para seguir mais viva do que nunca. A contratação do Soteldo deixa bem claro que a preferência da comissão técnica é o 4-3-3.
Pelo que foi visto sob o comando do Renato Gaúcho, a única modificação que pode ocorrer é no meio-campo. Em algumas situações, o Paulo Henrique Ganso pode começar no banco para a entrada de um volante para fortalecer a marcação e, consequentemente, liberar um pouco mais os laterais. Não à toa, Guga, Samuel Xavier, Gabriel Fuentes e Renê cresceram desde a chegada do Renato.
– Primeira opção
Samuel Xavier e Paulo Henrique Ganso são os titulares na primeira opção do 4-3-3. Sendo assim, a escalação seria a seguinte: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Kevin Serna e Germán Cano
– Segunda opção
Já na segunda opção, Guga e Nonato entrariam, respectivamente, nas vagas do Samuel Xavier e Paulo Henrique Ganso. A intenção das mudanças seria a de aumentar o poder de marcação. A escalação seria a seguinte: Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules e Nonato; Jhon Arias, Kevin Serna e Germán Cano

4-4-2
Desde que chegou ao Fluminense, Renato Gaúcho não escalou o Fluminense com quatro jogadores no meio-campo. No entanto, o 4-4-2 é uma formação que pode aparecer para o confronto de estreia contra o Borussia Dortmund. Seriam três volantes dando sustentação ao Paulo Henrique Ganso, que encostaria nos dois atacantes. Os laterais poderiam ganhar um pouco mais de liberdade ofensiva.
A dúvida seria o Serna ou Cano. Eu iria com o colombiano, pois o jogo com os alemães exigirá muito da parte física. Vale lembrar que o ídolo argentino está sem atuar desde o final de abril, ou seja, ele está sem ritmo de jogo.
Escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules, Nonato e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias e Germán Cano (Kevin Serna)

3-5-2
Esse esquema é azarão, pois o Fluminense não atua dessa forma desde 2017, ou seja, há oito anos. No entanto, o Renato Gaúcho tem no seu histórico essa formação para algumas situações especiais. Sendo assim, não seria surpresa alguma o Tricolor enfrentar o Borussia Dortmund atuando no 3-5-2. Escalação: Fábio; Thiago Silva, Freytes e Ignácio; Samuel Xavier, Martinelli, Hércules, Paulo Henrique Ganso e Gabriel Fuentes; Jhon Arias e Germán Cano (Kevin Serna)

Onde assistir aos jogos do Mundial de Clubes 2025
- TV Globo (TV aberta)
- Sportv (TV fechada)
- DAZN (streaming)
- Cazé TV (streaming)
E aí, tricolor, quero saber a sua opinião sobre o tema? Comente!
Compartilhe o artigo em suas redes sociais! Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
Saudações Tricolores!
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com


