Estudo realizado com pontuação coloca Fluminense como terceira melhor base do Brasil




Um trabalho estatístico feito pelo gerente de futebol e da base do Fluminense, Marcelo Teixeira, virou referência para outros clubes do Brasil. No estudo, notas são dadas aos jogadores de acordo com o seu desempenho, o tempo de titular na equipe profissional, transferências e convocações. As notas variam entre um, quatro, sete e dez.

Teixeira realiza os estudos desde 2011, e considera os jogadores nascidos de 1983 para cá, o que faz com que sejam incluídas estrelas já transferidas de seus clubes formadores, como o lateral Marcelo, cria do Fluminense, além de Neymar e Ganso, ex-Santos.

— O Marlon, nosso zagueiro, ainda não tem nota. Quando completar um ano no profissional, vai receber nota quatro. Dois anos, sete. Se for transferido ou convocado, recebe nota dez — explicou Teixeira.

O ranking atualmente é liderado pelo Internacional, seguido do São Paulo. O Fluminense é o terceiro colocado, com poucos pontos à frente do Santos, que aparece logo atrás, empatado com o Vitória. Entretanto, as últimas revelações colocam os rivais de hoje em evidência.

— Ultimamente, tivemos aqui o Kenedy e o Wellington Nem, além do Gerson, que sai no fim do ano. O Santos tem uma legião de jogadores. Neymar, Ganso e, agora na equipe, Gabriel e Victor Ferraz, jogadores com muito potencial. São clubes de essência formadora — disse.

A diferença aparece na hora de vender. Enquanto o Fluminense vê muitas de suas joias saírem precocemente, o Peixe consegue segurar por mais tempo revelações como Neymar e Gabigol. Só neste ano, o Tricolor lucrou cerca de R$ 85 milhões com transações de jovens.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Extra / Foto: Divulgação Internet