Ex-Fluminense, Renato Chaves anuncia aposentadoria dos gramados e inicia nova carreira nos EUA




Foto: Mailson Santana / Fluminense F.C.



Em entrevista concedida ao portal Globo Esporte, o zagueiro Renato Chaves, ex-Fluminense, anunciou a sua aposentadoria dos gramados. Após 13 anos de carreira, o agora ex-jogador decidiu dar um outro rumo à vida. Ele agora está focado no investimento financeiro e no mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Longe dos gramados desde 2022, quando atuou em apenas duas partidas pelo Juventude, Renato Chaves conta que as dores crônicas por conta das quatro operações que teve ao longo da carreira foram cruciais para a sua decisão de se aposentar. O ex-jogador diz que “optou por preservar a saúde” e tentar seguir um novo rumo, com outros negócios.

– Hoje eu sei que cheguei no meu limite como atleta. Cada um tem o seu tempo dentro do esporte e cheguei neste estágio. Estou com 32 anos e muitos poderiam falar que poderia jogar por mais tempo, mas o esporte de alto rendimento cobra muito do atleta. Comecei a sentir muitas dores musculares e tive que me recondicionar de uma forma diferenciada para seguir jogando. Eu tenho duas operações no joelho, outras duas no tornozelo e isso começou a me atrapalhar muito até para situações do dia a dia. Optei por preservar minha saúde – disse Renato Chaves.
– Já estou focado nos meus negócios. Sei que será muito diferente, mas eu me preparei para essa mudança. Todo ser humano tem habilidade para seguir em frente e mudar de ramo. Quero provar isso e, quem sabe, seguir de exemplo para os demais atletas. Não é um bicho de sete cabeças. Mesmo quando o jogador decide parar, ele precisa entender que está muito novo para vida. Sei que ela está só começando para mim – completou.

Revelado pelo Corinthians, Renato Chaves esteve no elenco do clube paulista na conquista do estadual e da Copa do Brasil em 2009. Logo após, acumulou passagens pelo Bahia, Figueirense, Portuguesa, Atlético-PR e Náutico. Já em 2015, se destacou no Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta, com 29 partidas e dois gols marcados.

Com isso, despertou o interesse do Fluminense, que adquiriu o atleta por cerca de R$ 3,5 milhões no começo da temporada seguinte. Em três anos no Rio de Janeiro, Chaves realizou 83 jogos com sete gols marcados. Neste período, além das competições nacionais, defendeu o Tricolor em duas edições da Copa Sul-Americana. Por fim, atuou por dois clubes na Arábia Saudita, e teve uma breve passagem pelo Juventude.

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com