EXCLUSIVO – Entrevista especial com o pré-candidato André Horta




André Horta

André Horta, filho do eterno presidente Francisco Horta, concedeu entrevista exclusiva ao Explosão Tricolor. André, que é pré-candidato à sucessão presidencial do Fluminense pelo grupo político Esperança Tricolor, respondeu todas as perguntas e expôs todo o seu ponto de vista com relação ao presente e o futuro do clube, mas sem deixar de citar o passado.

O André é formado em Educação Física, pós graduado em técnicas/táticas no futebol e possui curso de treinador pela ABTF – Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Além das graduações, André trabalha com futebol de base desde 1999, com grande experiência em diversas funções e até passagem pela seleção brasileira.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Explosão Tricolor: André, você será candidato na eleição presidencial de 2016? Se sim, detalhe os motivos que te levam a acreditar que você possui totais condições de ser o futuro presidente do Fluminense.

André Horta: Sou pré- candidato com o objetivo de debater o Fluminense com os demais segmentos políticos no clube. Sonho com um Fluminense moderno, profissionalizado aonde as pessoas se respeitem e no qual sócios, atletas, torcedores e funcionários se sintam em casa e tenham prazer de estar. Um clube organizado, com finanças em dia, estruturado e que siga uma governança profissional que permita organizar toda a parte administrativa e de gestão.

Explosão Tricolor: A plataforma de gestão já está montada? Quais seriam as prioridades?

André Horta: Temos um planejamento estratégico montado para fazer um Fluminense melhor. O futebol é o carro chefe, mas vamos trabalhar a parte social que está abandonada e os esportes olímpicos igualmente abandonado. Mas a primeira coisa a ser feita, é uma auditoria para saber os reais problemas do clube. Não se trata de uma caça as bruxas, e sim, descobrir e corrigir o que está errado. Em seguida devemos preparar um orçamento responsável que equilibre as finanças, mas respeitando o gigantismo do clube. Não vou compactuar com quem quiser usar o Fluminense como um balcão de negócios. O Fluminense não precisa de quem quer usá-lo para outros fins que não seja o benefício do clube. Sobre as prioridades:

1-Organizar a parte administrativa do clube, incluindo finanças, recursos humanos e gestão;

2-Foco em fazer do futebol o maior campeão do Rio com mais títulos estaduais, brasileiros, libertadores e mundiais. Para isso a montagem de uma CT (Comissão Técnica) permanente profissional e gabaritada será a primeira ação, incluindo a formação de uma equipe de scout profissional, dedicada ao clube e remunerada por metas de sucesso, apoiando a base e o profissional. Concluir o Centro de Treinamento é parte desse plano;

3-Seguir com o bom trabalho de Xerém unificando o trabalho do futebol e do futsal;

4-Reconstruir os esportes olímpicos atraindo patrocinadores e regressando a disputar títulos nas principais categorias e esportes; e

5-Reforma total da sede social, que atualmente anda totalmente abandonada.

Explosão Tricolor: Quais seriam os seus planos para o futebol do Fluminense?

André Horta: Montar um time que tenha condições de disputar títulos e não passar vergonha ou cumprir tabela. Levar o scout a sério, com profissionais renumerados e com experiência na profissão. Formar um elenco equilibrado, onde o treinador tenha opções para montar a equipe, contratar jogadores que tragam títulos e sócios, e mesclar com os atletas da base, que é uma das poucas coisas que funcionam nessa gestão.

Explosão Tricolor: Qual a receita para o Fluminense encarar a espanholização que a TV anda promovendo no futebol brasileiro?

André Horta: Ganhar títulos. A TV prioriza o negócio, a receita. E a receita está associada a títulos e crescimento da torcida. Um clube organizado, sem desvios, com finanças equilibradas e, principalmente, com profissionais de alto nível em sua Comissão Técnica, consegue lutar por atenção. Se queixar da TV sem fazer o dever de casa não funciona. Obviamente em paralelo lutaremos pela distribuição homogênea de recursos. Vale lembrar, que o nosso grupo protocolou um requerimento aos Senadores Álvaro Dias e Romário para que esse tema seja parte da CPI do Futebol e assim ter o apoio politico para mudar as regras que a TV pensa em impor, mas que só servirão para criar um hiato entre os clubes, caminhando contra a história do futebol brasileiro que foi construída por uma série de clubes muito importantes no processo.

Explosão Tricolor: Você acredita na possibilidade de diálogo positivo com o Rubens Lopes, presidente da FERJ?

André Horta: Bom, quem for eleito presidente do Fluminense, vai ter que conversar, pois vai jogar o estadual. Precisa mostrar, que o modelo não funciona e que precisa mudar com urgência. Minha proposta seria de oito clubes, dez no máximo, turno único, com semifinal e final, tipo o Campeonato Mineiro e com os chamados pequenos ganhando uma cota maior, e America e Bangu, uma outra cota, pois esses jamais serão pequenos. Tudo tem que ser na conversa e se precisar impor respeito, nenhum problema. Jamais será através de notas oficiais. O Fluminense se fará presente em todas as reuniões. O ideal é que cessem as brigas. O futebol agradece. Essas confusões não melhoram em nada o estadual. O Fluminense precisa ser um catalisador para o sucesso do futebol brasileiro e carioca. E isso passa pelo respeito aos co-irmãos e federações, mas sem deixar de exigir também respeito às nossas tradições e tamanho.

Explosão Tricolor: Qual sua opinião geral sobre a gestão do presidente Peter Siemsen?

André Horta: Melhor que a anterior, o que não quer dizer muito. Muito boa em Xerém. Razoável na parte administrativa, não cumpriu o prometido no que tange a auditoria completa e nem foi responsável com o orçamento. 2015 deve ter um déficit maior do que o planejado, gasto sem autorização dos poderes do clube. Péssima na gestão do clube, marketing, defesa institucional e futebol. O CT saiu por uma iniciativa pessoal do Pedro Antônio e não do clube. Inexistente no esporte olímpico.

Explosão Tricolor: Seu nome foi mencionando na tão comentada reunião que contou com as presenças do Celso Barros, Deley, Sandrão, Diogo Bueno, Ademar Arrais e outras lideranças políticas da oposição. Qual foi o motivo do encontro? 

André Horta: Debater o Fluminense. O encontro foi apenas isso.

Explosão Tricolor: O Deley, em entrevista à Rádio Globo, na última sexta-feira, disse que o candidato da oposição pode ser ele, o Diogo Bueno ou o Celso Barros. Você não foi citado como uma das opções. Isso significa que você caminhará sozinho?

André Horta: Sem relevância não ter o nome citado. Se tiver que caminhar sozinho, caminharemos. Não será por falta de diálogos.

Explosão Tricolor: Caso você opte pela candidatura própria, não teme que isso facilite o caminho da chapa de situação?

André Horta: Não queremos ganhar por ganhar. Queremos ganhar construindo o Fluminense do futuro sem que os interesses pessoais se sobreponham aos do clube.

Explosão Tricolor: Qual o motivo de você não aceitar qualquer tipo de união com algumas lideranças da oposição?

André Horta: Os motivos são o poder pelo poder e as vaidades. Querer impor seus nomes sem ter planejamento. Isso de forma alguma o Esperança vai participar. Não caminharemos ao lado de pessoas que queiram se locupletar do clube ou usá-lo com interesses pessoais. Esperamos que o torcedor entenda que marcas não são importantes sem um planejamento sério.

Explosão Tricolor: Como você enxerga a Flusócio, que é a base de sustentação da atual diretoria e principal força política da chapa de situação?

André Horta: A Flusócio foi um movimento importante que se perdeu em vaidades e egos. Se achou maior que tudo e todos. Precisa repensar essa postura e retornar a suas origens.

Explosão Tricolor: Qual a importância das torcidas organizadas e dos movimentos populares da arquibancada?

André Horta: Fundamental assim como qualquer torcedor. Não podem ter interesses acima do clube. O Fluminense é maior que todos.

Explosão Tricolor: Você pensa na construção de um estádio próprio ou na ampliação do estádio das Laranjeiras?

André Horta: Bom tema. As duas opções serão estudadas. Mas somos cariocas, e pra qualquer carioca, o Maracanã é a nossa casa. Há de se montar um plano de marketing através do qual a questão do estádio seja estudada, considerando três pilares:

– Benefício esportivo;

– Retorno financeiro; e

– Sócios torcedores

A ideia de ampliar o estádio das Laranjeiras me agrada, mas é preciso montar uma equipe que entenda do assunto, para ver a real condição do projeto. Ter estádio próprio também é interessante. O problema é o valor de terreno. Não sei se teríamos a facilidade que o Corinthians teve.

Explosão Tricolor: Você já possui alguns nomes de confiança para o futebol, marketing, jurídico, finanças, social e esportes olímpicos?

André Horta: Sim. Mas nomes dessas pastas, caso eu seja candidato, serão disponibilizados dois meses antes das eleições.

Explosão Tricolor: O seu sobrenome tem grande peso na história do Fluminense Football Club. Dá para repetir o sucesso do seu pai, o eterno presidente Francisco Horta e idealizador da histórica Máquina Tricolor?

André Horta: Tempos diferentes. Ele foi o maior presidente da história do clube. Ninguém será como ele. Mas sim, é um espelho e uma referência. Me ensinou a ser digno, honesto e respeitoso. E que nada nem ninguém pode estar acima do Fluminense Football Club.

Explosão Tricolor: Mande um recado final a todos os tricolores!

André Horta: Não pense somente em marcas ou nomes famosos. Tenho um sobrenome de peso, mas isso não é o mais importante. Que o eleitor procure se informar sobre o que planeja o candidato. O que fará de verdade. Se entende do clube, frequenta, respeita suas tradições. Se não aceita conflitos éticos. Se pratica o que fala ao invés de ficar somente no discurso. Não se deixe enganar por marketing, mídia comprada e tendenciosa e por discursos bonitos. Procure entender o que cada um planeja. Não acredite em palavras, observe os atos. Procure saber quem era o candidato antes do Fluminense. Se é o que é hoje por méritos pessoais ou por conjugar interesses associados ao clube. Ética, profissionalismo e respeito. Essas são as palavras chaves para mim.

Por Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook 

ANUNCIE NO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com