
Um dos grandes ídolos da história do Fluminense Football Club
Fábio: lenda do futebol mundial
(por Lindinor Larangeira)
Fábio Deivson Lopes Maciel parece nome de deputado. Mas muito mais do que qualquer político, o personagem em questão é uma lenda. Felizmente, uma lenda viva. Um recordista que já entrou para a história do futebol mundial.
Trata-se do goleiro do Fluminense Football Club, Fábio, que conseguiu mais uma marca impressionante, no sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no Maracanã, quando se tornou o atleta com mais jogos disputados na história do futebol mundial, igualando os 1.390 do inglês Peter Shilton, ex-goleiro e outra lenda do futebol mundial.
“Essa marca aí é de muito antes de eu nascer. Deus me deu esse dom. Tenho que agradecer a todos que fizeram parte da minha vida, meu pai, mãe, irmãs, amigos, minha esposa… Tento ser um ser humano correto. O importante é ajudar meus companheiros. Gratidão, mas sem Deus nada seria possível. São jogos difíceis e estamos enfrentando equipes de muita qualidade. Sempre buscando os objetivos, que são os títulos”, disse Fábio, após a partida.
Outro recorde: goleiro com mais jogos sem tomar gols
Antes de ser o atleta de futebol que mais atuou, o melhor goleiro em atividade no Brasil já havia alcançado outro recorde: o de goleiro com mais jogos sem tomar gol: 508 partidas, superando lendas como Buffon, Casillas e Neuer, o único dessa lista ainda em atividade.
O feito teve ampla repercussão na Europa, destacando o tradicional jornal francês L’Equipe: “Um recorde que se acreditava ser detido para sempre por Gianluigi Buffon, Iker Casillas e Manuel Neuer: o recorde de maior número de jogos sem sofrer gols na carreira”, continuou o L’Equipe, cravando a marca de 507 jogos, que havia sido alcançada no empate em 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, partida que classificou o Fluminense para as oitavas de final da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Recordista isolado e garantia de classificação
Nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, Fábio vai ser dono isolado do recorde de atleta de futebol com mais jogos na carreira, com 1.391 partidas disputadas. E, completando a 509ª partida sem sofrer gols, ainda vai ajudar o Fluminense a se classificar às quartas de final da Copa Sul-Americana 2025.
Foram 1390 jogos. Ou 125.100 minutos. 86,875 dias. Ou seja, quase três meses ininterruptos (se somarmos, é claro), em uma carreira tão longeva quanto incrível.
508 jogos sem tomar gol. Ou 45.720 minutos, 31,75 dias sem sofrer gol.
Nossa torcida tem razão: “PQP! É o melhor goleiro do Brasil. Fábio!”
PS: Até como uma questão de justiça, Fábio deveria estar na seleção brasileira.
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
Saudações Tricolores!
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
Seja o primeiro a comentar