Fator decisivo para o Fluminense buscar vaga na Conmebol Libertadores 2026




Conmebol Libertadores
Conmebol Libertadores

Projeto Conmebol Libertadores 2026

Acompanhe as colunas do Vinicius Toledo publicadas no Explosão Tricolor!

Fator decisivo para o Fluminense buscar vaga na Conmebol Libertadores 2026

(por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo? Clássico vovô neste domingo e o pensamento tem que ser um só: vencer ou vencer. Existe a incômoda sequência de oito derrotas seguidas para o Botafogo. E incomoda mesmo. Porém, o Fluminense Football Club tem algo muito mais importante para pensar: embalar no Brasileirão e, consequentemente, conquistar uma vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores.

O ponto de partida é justamente o clássico contra os alvinegros. É natural o desânimo da torcida após a eliminação da Copa Sul-Americana. Confesso que foi um duro golpe, pois desde o final do ano passado, aqui no espaço, comentava que o Fluminense poderia ser o primeiro carioca na história a conquistar taças continentais durante três anos seguidos. Não deu, vida que segue.

Com a semifinal da Copa do Brasil marcada apenas para depois do encerramento do Brasileirão, o Fluminense terá muita tranquilidade. Luís Zubeldia terá à sua disposição algo que o Renato Gaúcho raramente teve em sua recente passagem: tempo.

Luis Zubeldía não deve fazer grandes mudanças no Fluminense para o clássico contra o Botafogo

Pois é, o argentino terá tempo suficiente para recuperar a parte física do elenco, conhecer os jogadores, apresentar um novo desenho tático e dar uma identidade ao time. Ou seja, um cenário totalmente favorável para dar uma arrancada na reta final da temporada, incluindo aí, o bi da Copa do Brasil.

Não vai me surpreender se alguns esquecidos do elenco crescerem diante do novo comandante e, consequentemente, surgirem, no mínimo, como opções imediatas no banco de reservas. Júlio Fidélis, Davi Schuindt, Riquelme, Lezcano e Lavega, por exemplo, são bons valores, inclusive, dentro de um planejamento sério para 2026, eles poderão dar a necessária e urgente oxigenada no Fluminense.

Dos dezesseis jogos restantes no Brasileirão, o Fluminense jogará no Maracanã em dez ocasiões, incluindo, os três clássicos locais.

Baseado no histórico das últimas oito edições e na atual pontuação, o Tricolor precisará fazer entre 28 a 31 pontos para alcançar a sexta colocação. Ela poderá representar uma vaga na Pré-Libertadores ou até mesmo o acesso direto à fase de grupos, caso o G6 vire G8.

Sendo assim, o fator Maracanã tem tudo para fazer a diferença em busca da vaga para a Conmebol Libertadores 2026, mas sem esquecer de trazer uns pontinhos nos jogos fora do Rio de Janeiro.

Torcida do Fluminense Football Club