Feliz 2016: Fluminense já projeta próxima temporada com algumas novidades




Baptista começa esboçar equipe para o duelo da próxima quarta-feira

O Fluminense eliminado pelo Palmeiras na Copa do Brasil e que tem seis rodadas para afastar um pequeno risco de rebaixamento no Brasileirão pouco mudará em 2016. Porém, o próximo ano, antes planejado pela direção, agora passará a ser a pauta. Dois reforços contratados, Biro Biro como grande aposta e a manutenção da base do grupo e do treinador Eduardo Baptista são as principais ações decididas.

Eduardo participa das definições para a próxima temporada, que começará com o Torneio da Flórida, nos Estados Unidos, em janeiro – há ainda o Carioca e a possível Primeira Liga, além dos dois torneios nacionais. Mesmo não tendo elaborado o atual grupo, responsabilidade da direção e dos antecessores Cristóvão Borges e Enderson Moreira, se diz satisfeito:

– Plantamos uma semente para o ano que vem: usar os meninos da base e os mais experientes. A gente tem falado, sim (sobre reforços). Começamos a desenhar 2016. É muito cedo para adiantar algo. Em sigilo, junto com a direção, vamos traçar o ano que vem.

Mario Bittencourt, porém, inclusive antes do jogo com o Palmeiras, revelou ter dois atletas com pré-contrato assinados e um terceiro, encaminhado. Não houve revelação de nome, da posição ou clube dos acertados, porém, eles seriam um zagueiro e um volante. O certo é que Biro Biro, destaque da Ponte Preta, por ora, é o único dos 22 emprestados que será aproveitado.

Dois motivos excluem a possibilidade de grandes contratações: a falta de dinheiro e um grupo com contratos longos. Com folha salarial de R$ 4,4 milhões, a direção manterá a política de investimentos reduzidos para sanear o clube – desde o começo da gestão de Peter Siemsen, alega Mario,  40% da dívida herdada de R$ 400 milhões foi paga. E sete jogadores, contratados neste ano, têm vínculo até o final de 2016 (Jonathan, Antonio Carlos, Pierre, Magno Alves, Osvaldo e Wellington Paulista).  Giovanni, contratado nesta temporada, já acertou a renovação por três anos.

– Posso antecipar que a maioria dos jogadores do nosso elenco, titulares, que são utilizados, não apenas titulares, a maioria tem contrato longo com a gente, renovados. Não devemos ter perda significativa, a não ser que venha uma proposta muito interessante para nós e o atleta. Devemos manter essa base, quando mantemos jogadores como Cavalieri, Gum, Fred e Jean, fizemos contratos longos. Os meninos que se destacam, Scarpa, Marlon, Marcos Junior, tiveram contratos renovados, são jogadores do Fluminense. Não posso dizer nomes, mas temos dois jogadores com pré-contratos fechados para 2016 e estamos em vias de reforçar o terceiro – analisa Mario.

O Flu é o 13º colocado do Brasileirão, com 40 pontos. São sete de vantagem para a zona do rebaixamento. No domingo, enfrenta o Vasco.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Divulgação

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook