Flamengo foi multado em R$ 50 mil pelos gritos homofóbicos de parte de sua torcida no Fla-Flu
Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (20), no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), o Flamengo foi condenado a pagar R$ 50 mil pelos gritos homofóbicos de parte de sua torcida no clássico contra o Fluminense, no último dia 12, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara.
O tribunal, no entanto, entendeu que não houve homofobia no caso, mas compreendeu que os gritos foram ofensivos à torcida do Fluminense. Desta forma, o Rubro-Negro foi enquadrado no artigo artigo 191, que aponta “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição”, mas absolvido no 243-G, “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito”, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Durante a sessão no TJD-RJ, foi apontada a necessidade de medidas para se combater a homofobia no esporte, principalmente no futebol, lembrando também casos em que houve condenação por racismo.
Foi recordado ainda que, recentemente, o Superior Tribunal Federal (STF) entendeu que a homofobia e transfobia são enquadrados como crime de racismo. Porém, foi indicado que o “time de veado”, grito proferido pela torcida do Flamengo, não teria sido uma injúria a uma pessoa específica, mas algo genérico para atingir a torcida adversária
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL Esporte
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
