Flu mapeia mercado sul-americano e tenta encontrar novo Conca na base




O Fluminense perdeu recentemente um de seus maiores ídolos recentes com a ida do argentino Dario Conca para o Shanghai Dongya-CHI, mas a ideia de contar com grandes jogadores sul-americanos segue no planejamento tricolor. A maneira de trazê-los, no entanto, é um pouco diferente do habitual: o clube busca revelações do continente que possa moldar em Xerém, nas suas categorias de base.

“Estamos buscando jogadores jovens, a ideia é sempre termos sempre na equipe de ase um ou dois sul-americanos até para trazer um estilo diferente de futebol. Isso no sub-20, até porque menor de 18 não podemos trazer por uma questão legal”, explicou o gerente da base do Fluminense, Marcelo Teixeira.

É o próprio Marcelo Teixeira o responsável por capitanear o trabalho de mapeamento desses jogadores. A ideia é buscar jogadores com potencial, mas sem preços exorbitantes como os que já estouraram em mercados como Argentina e Uruguai. E o trabalho já pode começar a dar frutos em 2015.

“O Fluminense já teve na base o meia [Bryan] Olivera, que subiu esse ano para o time profissional. No final do ano passado contratamos um argentino, o Leonel [atacante]. É adaptar eles à nossa filosofia a partir daí”, explicou Teixeira.

Bryan, inclusive, já viajou com o elenco para a pré-temporada do Fluminense nos Estados Unidos no começo do ano e faz parte dos planos do técnico Cristóvão Borges. O meia de 20 anos está entre os 28 inscritos pelo Tricolor no Campeonato Carioca e vem sendo elogiado pelo treinador.

Enquanto isso, o atacante Leonel ainda busca seu espaço nas categorias de base do Fluminense. Ele chegou ao clube após realizar intercâmbio em 2012 em Xerém, quando alternava os treinos no Brasil com os no Preyecto Crecer, equipe filiada ao Bordeaux, da França.

“O Fluminense é muito conhecido na Argentina por causa dos confrontos com o Boca Juniors pela Libertadores. Além disso, muitos jogadores mundialmente famosos jogaram aqui, como Deco, Fred e o próprio Conca. Eu sonho em poder fazer o mesmo sucesso que o Conca faz. Me inspiro muito, porque é argentino como eu e triunfou com a camisa do clube”, disse Leonel ao site do Fluminense ao chegar no clube, em outubro do ano passado.

Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL – Rodrigo Paradella