Fluminense acerta utilização do estádio do América. Confira as condições e o valor da reforma!




Fluminense jogará em Edson Passos no Brasileirão (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Fluminense jogará em Edson Passos no Brasileirão (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Problema sério resolvido: o America e o Fluminense chegaram a acordo quanto ao Estádio Giulitte Coutinho. Ao arcar com os custos da reforma do estádio de Edson Passos, o Tricolor poderá usá-lo no Brasileirão. A parceria, negociada desde fevereiro, e que deve ser oficializada amanhã, depende de apenas um último detalhe: a liberação do aumento da capacidade do local para 15 mil pessoas por parte do Corpo de Bombeiros. Atualmente, o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), realizado pelo batalhão de Mesquita, para o Campeonato Carioca 2016, permite a ocupação por 13.544 pessoas. O prazo de validade é 19 de janeiro de 2017. A capacidade total do local, porém, é de 16 mil pessoas. O regulamento do Campeonato Brasileiro estabelece que os palcos dos jogos devem ter a capacidade mínima de 15 mil.

– Está tudo muito bem encaminhado. Vamos oficializar nesta semana ainda. Falta apenas essa última liberação do Corpo de Bombeiros – confirma Marco Antônio Teixeira, diretor de futebol do America, que ficou muito feliz de ter fechado o acordo com o Fluminense.

Com tudo acertado entre ambas as partes, o Fluminense poderá, então, iniciar a reforma. Vestiários, camarotes, sala de imprensa, circuito interno de TV e gramado terão custo de R$ 700 mil. Depois de tudo pronto, haverá uma nova corrida contra o tempo: vistoria do Corpo de Bombeiros tem de ser solicitada para a liberação. Mesmo processo que cabe à Polícia Militar. Atualmente, como não tem monitoramento eletrônico, a capacidade foi reduzida a 9.940 lugares.

– Tem de instalar o circuito interno de TV e fazer pequenos reparos no setor visitante, como instalar um portão de acesso. É coisa pouca – diz o major Silvio Luiz, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).

A tabela do Campeonato Brasileiro prevê o primeiro compromisso do Fluminense no Rio, em 21 de maio, diante do Santa Cruz. Caso não tenha tempo hábil – as melhorias são estimadas entre 30 e 60 dias -, o Fluminenseadmite estrear em Edson Passos no jogo seguinte com mando: Botafogo, em 28 de maio. Não é o ideal, como pensa o Peter Siemsen:

– Nossa ideia é, já no nosso primeiro jogo como mandante, na segunda rodada, jogar em Edson Passos – afirmou o presidente do Fluminense.

Pelo acordo, o Fluminense não pagará aluguel e tampouco dividirá a renda dos jogos com o America. Usará o estádio mediante as reformas que irá fazer.

Cabe ao Fluminense

– Construção de dois camarotes
– Implantação de roletas com controle eletrônico
– Implantação de circuito interno de TV
– Reforma dos vestiários dos times e da arbitragem
– Reforma da sala de imprensa
– Reforma e manutenção do gramado

Cabe ao America

– Despesas de limpeza
– Despesas de manutenção do estádio
– Entregar estádio sem publicidade
– Não locar estádio a outro clube
– Obter alvarás de liberação do estádio

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte / Foto: Divulgação