Fluminense: dúvidas, alternativas, tática…




Fernando Diniz (FOTO DE LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC)



(por Vinicius Toledo)

O Fluminense vive uma era especial, na verdade, acredito que seja o melhor momento da história do clube por conta exclusivamente das recentes conquistas continentais. Porém, a bola não para de rolar e o futebol é muito dinâmico, ou seja, o grito de “Vitória, Fluminense!” não pode parar.

A parada agora é a semifinal do Carioca contra o Flamengo. Os caras estão focados somente no Estadual, inclusive, iniciaram mais cedo a preparação para a temporada. A qualidade do elenco rubro-negro é inegável. No Fla-Flu da Taça Guanabara deu para perceber que o sistema defensivo deles melhorou e os jogadores estão muito aplicados na marcação, ou seja, o barulho do Tite já foi comprado. Contra o Fluminense, eles apertaram bem na marcação e, consequentemente, recuperaram a bola com muitos desarmes ou interceptações. Não à toa, a rapaziada do Diniz errou muitos passes. Com a qualidade da linha de frente, o Fla volta a ficar muito competitivo.

E o Fluminense? Pois é, o Fernando Diniz usou a Taça Guanabara como uma espécie de laboratório. Confesso que não entendi algumas experiências, mas… Agora é à vera.

O Diniz não deve abrir mão da sua proposta de jogo. Para o jogo de ida, André estará suspenso. Desfalque pesado. Analisando as opções disponíveis, eu colocaria o Alexsander. Acho a tentativa válida, pois ele pode voltar a render bem com o Marcelo em campo. Além disso, o volante pode deixar a transição mais acelerada. O Felipe Andrade também seria uma opção, mas o Diniz não deve nem cogitá-lo. Uma pena, pois o garoto se destacou muito no início da temporada. Sobre o Renato Augusto, não consigo enxergá-lo atuando junto com o Ganso contra o Flamengo, pois a chance do nosso meio de campo ser neutralizado seria muito grande.

Uma notícia boa para o Fla-Flu é o retorno do Samuel Xavier. O camisa dois retornou na final da Recopa e deu conta do recado, inclusive, dando assistência para o primeiro gol do Jhon Arias. Ele é um jogador de extrema importância, pois qualifica a saída de bola pelo lado direito e também realiza movimentações em outras faixas do campo.

Por hoje é só!

Forte abraço e ST