Fluminense: estreia, retornos e mudanças




Marcelo e Diniz (Foto: Fluminense FC)

(por Vinicius Toledo)

Falta pouco para a estreia do Fluminense na Libertadores 2024! A jornada pelo bi começará em Lima, no Peru. Assim como foi em 2023. Para quem é supersticioso, um excelente sinal. Porém, futebol se ganha no campo, correto?

Então, o que esperar da rapaziada do Diniz para a partida contra o Alianza Lima? Pois é, na verdade, só saberemos quando a bola rolar. Até o presente momento, o desempenho técnico do Fluminense tem deixado a desejar. Tudo bem, o time conquistou a Recopa Sul-Americana, mas dançou no Carioca.

Honestamente, a eliminação do Estadual pode até ser considerada como benéfica sob o ponto de vista de preparação para o restante da temporada. O elenco ganhou um bom período para se ajeitar. Acredito que essa longa pausa sem jogos tenha sido boa para o próprio Fernando Diniz em todos os sentidos.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Sendo bem sincero, não acredito em mudanças radicais no time. Para a estreia, acho que a única dúvida é com relação ao substituto do Keno, que está lesionado. Douglas Costa já está de volta aos treinos e pode ser a opção. Outra opção é o Marquinhos, que é veloz e dá a opção de profundidade. Só espero que o comandante não junte Renato Augusto e Paulo Henrique Ganso desde o início.

Confesso que gostaria de ver o Alexsander nesse time para tentar reeditar a excelente parceria com o Marcelo realizada no primeiro semestre do ano passado. Por falar no Marcelo, as últimas imagens do camisa doze passam a impressão de que o craque está mais fino.

Uma excelente notícia para a estreia é retorno do Samuel Xavier. A volta do lateral dá outra cara para o lado direito, em especial, na saída de bola. O Fluminense ganha muito com o camisa dois em campo. Tomara que ele não se machuque mais!

Sei que o Diniz tem as convicções dele, mas seria legal que o time apresentasse algumas novidades como, por exemplo, a questão da jogada aérea originada de falta ou cobrança de escanteio. O Fluminense tem o Thiago Santos, Felipe Melo e Manoel que chegam muito bem pelo alto. Não aproveitar essa força é um desperdício.

É isso. Entre abril e maio, o time disputará dezesseis partidas. A Fase de Grupos inteira da Libertadores, Terceira Fase da Copa do Brasil e primeiras rodadas do Brasileirão. Não espero um Fluminense voando nos primeiros jogos, acho que isso só virá com a sequência. Porém, alguma evolução é esperada.

Vamos aguardar…

Forte abraço e ST