Fluminense precisa de feito histórico para buscar título do Brasileirão 2023






Fluminense está 13 pontos atrás do líder Botafogo

O discurso no Fluminense ainda é de que enquanto tem a chance de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o time seguirá focado no objetivo e acreditando na possibilidade. Acontece que a missão é árdua e nunca um campeão brasileiro precisou tirar 13 pontos de diferença para o líder da competição (desde que o Brasileirão começou a ser disputado com 20 times, em 2006).

Fernando Diniz, em entrevista coletiva depois da vitória por 1 a 0 em cima do Fortaleza, em Volta Redonda, disse que é algo que dá para pensar, mas ressaltou a dificuldade.

Mesmo assim, as conversas entre jogadores e até da diretoria é de que dá, como é perceptível no vídeo de bastidores do mesmo jogo, e em conversas com dirigentes.

– É difícil, mas não impossível. Mas é muito difícil. Botafogo tem uma larga vantagem e um time qualificado. O Fluminense tem que se preocupar com o que acontece internamente e com os próprios jogos. Não tem que olhar para o Botafogo. Tem que fazer o melhor possível. Se eles perderem pontos e a gente somar, a distância vai diminuir. Mas não tem que pensar nisso e fazer cada vez melhor o nosso trabalho – disse Fernando Diniz.

O levantamento realizado pelo portal “Globo Esporte” evidenciou que o Fluminense também nunca chegou a tirar 13 pontos de algum adversário que estivesse com essa vantagem na 22ª rodada. Nem mesmo o “Time de Guerreiros” da arrancada de 2009 que fez a equipe escapar do rebaixamento. Naquele ano, a diferença do Fluminense para o Coritiba (que terminou em 17º) era de nove pontos.

Por mais que a diferença de 13 pontos nunca tenha sido revertida por um campeão brasileiro, isso só não aconteceu por dois causa de dois pontos. A maior desvantagem de um time que terminou a competição com o título foi o Flamengo de 2009, cuja pior desvantagem foi de 11 pontos atrás do líder Palmeiras na 23ª rodada.

No atual cenário tricolor, é algo que pode acontecer. Se o Fluminense vencer o clássico com o Vasco e o Botafogo empatar com o Atlético-MG, a equipe de Fernando Diniz estará com a mesma diferença que aconteceu em 2009.

Além desse caso, há outra possibilidade para o Fluminense se espelhar. No ano anterior, em 2008, o São Paulo chegou a estar 10 pontos atrás do líder Grêmio ao fim das 23ª e 24ª rodadas do Campeonato Brasileiro.

Mesmo tendo como principal sonho a conquista da Libertadores, o Fluminense não descarta o Brasileirão, mas, para isso, vai ter que correr atrás da desvantagem de 13 pontos. O próximo passo será no sábado, dia 16, quando enfrenta o Vasco, no Nilton Santos, às 16h (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.