Após o pedido de licença de Marco Polo Del Nero, na última quarta-feira, apenas alguns dos 20 clubes que irão disputar a Série A em 2016 resolveram se manifestar sobre uma nova eleição na CBF.
Não é o caso do Fluminense. O Tricolor, assim como o Cruzeiro, preferiu não opinar sobre o assunto. Corinthians, Coritiba, Palmeiras, Ponte Preta e Inter não responderam e os demais – América-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Figueirense, Flamengo, Grêmio, Santos, São Paulo, Santa Cruz, Sport e Vitória – têm visões diferentes sobre o tema.
Atlético-MG e Botafogo são os clubes que se manifestaram a favor de uma nova eleição.
– Somos favoráveis a uma nova eleição. Isso é fundamental para a organização do nosso futebol. Não podemos ficar nesse contexto de presidente indicado. Um presidente está preso [José Maria Marin], o outro está afastado [Marco Polo Del Nero]. Não podemos ficar nesse cenário com presidentes indicados. É necessário uma nova eleição. – disse Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo, na última segunda-feira.
– O caminho é esse. Antecipar a eleição, escolher o próximo vice [a eleição será dia 16 de dezembro]. Os clubes têm de estar bem articulados para propor que o novo presidente administre a seleção e deixe para os clubes a organização e administração dos campeonatos. – completou Daniel Nepomuceno, mandatário do Atlético-MG.
O Santos declarou ser a favor de uma nova eleição somente caso o afastamento de Del Nero seja definitivo. Se houver renúncia, é favorável a que o estatuto seja cumprido.
América-MG, Santa Cruz e Sport disseram que preferem respeitar o prazo de licença de Marco Polo Del Nero – que pode durar até cinco meses. São Paulo e Vitória preferem aguardar mais antes de se posicionar, embora o clube admita ver com bons olhos a possibilidade de uma nova eleição na CBF.
Sobre Del Nero ter indicado o deputado federal Marcus Antônio Vicente (PP/ES) para um mandato tampão na CBF, a maioria dos clubes não tem opinião.
Assim é também em relação ao pedido de licença do cartola, que é investigado por corrupção pela Justiça dos Estados Unidos.
Por Explosão Tricolor / Fonte: ESPN / Foto: Divulgação

