#ForaMano




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

#ForaMano (por Lindinor Larangeira)

O que poderia ser um final de semana tranquilo, a partir da boa notícia da renovação de Arias, terminou em pesadelo. Parece que o trágico ano de 2024 não terminou. Janeiro de 2025 teve a cara de 13º mês do ano que, felizmente, passou.

Cabe agora à diretoria tricolor tomar uma atitude. Ou transformar fevereiro no 14º mês do malfadado 2024.

Mário Bittencourt tem que assumir o erro de planejamento, reajustar a rota e demitir, imediatamente, Mano Menezes. Não apenas pelos pífios resultados, mas pelo conjunto da obra, que teve a melhor (ou seria pior?) tradução na partida contra o fraquíssimo Boavista.

O Fluminense é pessimamente treinado. Não tem organização, estratégia de jogo e nem mesmo uma mísera jogada ensaiada. Seja a mais básica, na bola parada. A lentidão na transição ofensiva e na recomposição defensiva são gritantes, como os espaços concedidos aos adversários. O time só acelera na bola longa e erra passes demais no último terço do campo.

Faltam criatividade e poder de definição. Os erros do Brasileirão, em que o time teve um dos piores ataques, se repetem. O mais grave é que poucos jogadores apresentam algum espírito competitivo. A apatia é quase predominante.

Seria um sintoma de vestiário ruim?

Repito o que já escrevi: apesar de Mano, o Fluminense não foi rebaixado. Depois do milagre, o treinador deveria receber o agradecimento da gestão tricolor e uma dispensa. Não a renovação de contrato.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

A permanência de Mano não é o único erro. O elenco segue muito desequilibrado. Assustadora é a recalcitrância do presidente do clube em não buscar, urgentemente, dois meias no mercado. Também assusta a avaliação do atual treinador de que Lima possa cumprir essa função.

Além de dois meias, sendo um para revezar com Ganso e outro para ser opção de elenco, o grupo é carente em outros setores do campo. Com a provável venda de Kauã Elias, não sabemos qual Cano teremos em 2025. Mas sabemos que Lelê não tem condições de vestir a camisa tricolor. Um centroavante clássico tem que ser contratado. E não venham, novamente, com esse papo de Rony…

Bernal ainda não conseguiu entregar o que prometeu. Um primeiro volante de força e bom passe tem que ser contratado. Também um lateral-direito para chegar e jogar, e um reserva confiável para Fábio, que nesse início de ano, continua salvando o time de vexames maiores.

Nono lugar no fraquíssimo Campeonato Carioca. Esse é o retrato dos equívocos de planejamento e da insistência em erros passados.

Dois clássicos na semana. Duas derrotas anunciadas e com possibilidade de uma tragédia no sábado.

Não há tempo a perder: a demissão de Mano é urgente e necessária, como contratações que equilibrem o elenco.

O mico de ficar de fora das semifinais do carioquinha já subiu na árvore. O King Kong de uma eliminação da Taça Rio, que garante uma vaga na Copa do Brasil, já está escalando o Empire State.

O que estão esperando, senhores?

#ForaMano.

PS1: #ForaAngioni

PS2: A péssima preparação física precisa de cobrança.

PS3: E o scout? Serve pra que?

PS4: Será que teremos novo adiamento da FluFest?