
Golaço de Guga dá vitória ao Fluminense (por Lindinor Larangeira)
Nelson Rodrigues, o maior dos tricolores, tinha uma coluna chamada “Meu personagem da semana”. Nela o genial profeta tricolor homenageava figuras além do mundo do futebol. São textos que ficaram para a eternidade. Verdadeiras obras-primas da crônica brasileira, do maior cronista esportivo que este país já produziu.
Como fã devotado desse “Anjo Pornográfico”, me dou ao direito de inferir, que, se vivo fosse, o personagem rodriguiano da semana só poderia ser Guga, que deve ter deixado Nelson louco da cabeça, lá no céu.
Além do golaço, com carimbo da coragem e da ousadia, a atuação do lateral foi daquelas de quem veste a camisa, com caráter e abnegação. No final, a vibração dos grandes vencedores. Daqueles que sabem respeitar o oponente, mas também defender o seu grupo quando é preciso.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor
Guga, como fiel leitor de Nelson Rodrigues, tomo a liberdade de dizer que o meu personagem da semana, também do Nelson Rodrigues e da torcida tricolor é você.
Sobre o jogo, supremacia tricolor na maior parte do tempo. O Vasco, que marcou em linha baixa, especulando com contra ataques, só foi melhor em uns 10 minutos da partida, após achar o gol.
Depois de acusar o golpe, o Fluminense voltou a mandar no jogo, chegando ao empate, na sequência de uma jogada de obstinação, força e técnica de Arias, seguida de cruzamento de Guga, cabeçada de Lima e gol contra de Vegetti.
No segundo tempo, o Fluminense aumentou o volume de jogo e teve domínio total da partida. O 2×1 ficou barato.
Destaques para Guga, Arias e Martinelli, os melhores. Hércules, que aos poucos volta a ser aquele jogador do Fortaleza, fez boa partida. Renê teve uma atuação honesta. A dupla de zaga e Fábio vacilaram no gol. Serna errou muito, mas taticamente foi extremamente importante, como foi Everaldo, que talvez tenha feito a sua melhor partida, conseguindo segurar a bola no ataque e fazer algumas jogadas de pivô.
“Ah, mas esse time do Vasco é horrível.” Ouvi isso de montão. Porém, como não sou mas um jovem, não me chamo Rayan e costumo respeitar os adversários, gostaria de lembrar a esses idiotas da objetividade, que esse Vasco empatou com o todo poderoso Flamengo…
Como dizia o atual treinador vascaíno: “Vitória, Fluminense!”
PS1: Campanha 50 mil na quinta-feira, eu apoio!
PS2: Continuo achando o gol do Vasco, apesar da bobeada da nossa defesa, irregular. O jogador em posição de impedimento participa do lance. É interpretativo? É.
PS3: Outro lance interpretativo foi a cotovelada do Matheus Carvalho. Pra mim, como houve o movimento de gatilho, era pra vermelho.
PS4: Interessante é que as interpretações das arbitragens, quase sempre são contra o Fluminense…