A hora de Xerém brilhar… No marketing




banner_jessicahentzySaudações, meus caros.

Xerém sempre foi celeiro de craques, reconhecido mundialmente, porém agora, mesmo diante de tantos títulos conquistados, não conseguimos revelar AQUELE jogador. AQUELE ovacionado pela torcida, reconhecido mundialmente e agradecido ao Fluminense. E um detalhe importante: com títulos e um nome  marcado na história do clube. Temos uma geração inteira de bons nomes, alguns que já até começaram sua saga com a camisa verde, branca e grená; a questão é: quando eles ganharão a identificação que merecem junto à torcida? Quando teremos um departamento de marketing que utilize não só nossos medalhões, mas os destaques de Xerém também?

Gerson é considerado o grande nome da base nos últimos anos. Com boas passagens pelo clube e Seleção, é talvez um dos poucos que chega ao profissional sem desconfiança da torcida. Escolhido por Tim Vickery, em matéria na BBC britânica, como um dos seis jogadores que podem brilhar no futuro, entre os que disputaram o Sul-Americano Sub-20, Gerson tem um nome e técnica para serem explorados. Marlon já é um dos xodós da torcida e deveria estar sendo utilizado nas ações do clube desde o ano passado, porém, é compreensível que os diretores tenham segurado para ver a continuidade do trabalho do garoto. A questão é: por que não utilizar Xerém no marketing?

O grande problema e questionamento em torno dos garotos de Xerém é o momento e a forma como são utilizados no time principal – quando são. Alguns são colocados no meio do fogo cruzado e suportam a pressão, enquanto outros, na mesma situação, não aguentam. É o caso de trabalho psicológico e apoio da torcida. Nas divisões de base é uma coisa, mas profissional é outra. A camisa pesa mais, os estádios e os times também. Não adianta queimar o jogador por um jogo ruim no profissional. O Carioca está aí, cheio de jogos mais tranquilos, perfeitos para Gerson, Robert, Olivera e os demais garotos mostrarem seus serviços. Não cito nem Marlon e Kenedy pois já jogaram no time titular muitas vezes, em jogos muito mais complicados.

Deixem Xerém brilhar, também, no marketing! (Foto: Bruno Haddad / Fluminense FC)
Deixem Xerém brilhar, também, no marketing! (Foto: Bruno Haddad / Fluminense FC)

Em diversos clubes do mundo vemos a presença de pratas da casa nas ações de marketing. Quer vender por mais depois? Bota o cara pra ser uma mina de ouro. A torcida tem plena noção de que este Campeonato Carioca será como um divisor de águas. Daqui sairá o time do Brasileirão, daqui descobriremos se teremos reforços ou não e daqui sairá um novo – ou novos – xodó dos tricolores. Bastou uma ida ao Uruguai para Kenedy mudar seu status entre a ‘galera’. Com boas atuações e excelentes jogadas, o garoto volta ao Fluminense mais visado, um pouco mais experiente e menos contestado entre a torcida. Olha que interessante ter um jogador atuando num grande clube europeu e o mesmo ter uma identificação enorme com o Flu e seus torcedores? Amigos, não é impossível. Deixamos melhores saírem por muito menos. Agora é a hora de recuperar o tempo perdido e gravar os rostos de Xerém na memória do torcedor. Quem sabe não surge um grande ídolo dentro dessa safra?

O Fluminense tem o produto nas mãos e só cabe a ele saber o que fará. As novas modalidades de Sócio estão aí pra isso. Fred será a peça central, mas não custa abrir um espaço para os moleques. Aguardemos os próximos capítulos.

Saudações Tricolores.


 

Leia também

→ Descanse em paz, Campeonato Carioca

→ Oscar Cox – De geração a geração

@jessicahentzy

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook