
Na última semana, recebemos a confirmação de algo que já estava se desenhando há alguns meses: Marcos Paulo não renovará com o Fluminense. A notícia acabou ficando de lado, naturalmente, após a bela vitória diante do Flamengo — imagine como estaria a situação nos bastidores agora caso a virada não tivesse acontecido. Mesmo assim, a gente não pode esquecer de que perderemos um jogador com uma multa rescisória para times europeus de quase R$ 300 milhões por um trocado. Isso se tivermos sorte em negociá-lo.
Uma tragédia? Sim, e das grandes. Ou melhor, das bem caras. Marcos Paulo poderia, com o pé nas costas, se tornar a maior venda da história do clube por conta de todos os seus predicados dentro de campo (meia-atacante, habilidoso, com jogos pelo profissional e convocações) e fora dele (jovem, com passaporte europeu).
Mas não vai ser assim. E é importante ser destacado que esse é um caso tão pavoroso financeiramente que, na verdade, o ideal não seria dizer que o Tricolor poderá não receber nada por ele. Mas sim que o clube poderá rasgar uma boa grana, seja por ter acreditado em palavras vazias ou de não ter conseguido oferecer um projeto sólido para oferecer ao jovem.
A culpa é somente do clube das Laranjeiras? Claro que não! Ainda que tenha demorado para iniciar as conversas com a promessa — ao menos não foi noticiado nada em relação ao tema antes de 2020 —, a diretoria não pode obrigar o jogador a renovar o contrato, independentemente do valor que ofereça. Para o vínculo ser assinado, depende das duas partes. Se o Marcos Paulo quisesse, poderia muito bem renovar por mais dois, três anos apenas para ser vendido, ainda que fosse nesta janela, gerando um valor maior ao Fluminense. Qualquer quantia, pois o risco do camisa 11 sair de graça é enorme.
O jogador preferiu não seguir esse caminho. Todo atleta ambicioso quer ir para a Europa jogar com os melhores e ganhar rios de dinheiro por lá, porém, alguns fazem escolhas duvidosas para atingir esse fim. Veja o caso do Pedro, derrotado no Fla-Flu: na ânsia de sair, escolheu mal o aquipe europeia e já está aqui no Brasil, de novo no banco de reservas, assim como esteve durante algumas partidas enquanto o garoto João Pedro esteve em alta com a nossa camisa.
O Marcos Paulo quer apenas o bem da família dele. Tem o direito de jogar onde quiser a partir de julho. Assim como os empresários têm o direito de querer ganhar dinheiro em cima dele. Eu só acho uma pena sermos obrigados a torcer para que ele seja vendido quanto antes Enfim, é muito pouco para quem tem um potencial tão grande.
Para encerrar, as palavras do nosso presidente no dia 7 de agosto de 2020:
“Temos uma relação muito boa com o jogador e o estafe. Ele tem uma gratidão enorme ao Fluminense e sempre reforça nos nossos encontros que jamais sairá daqui sem que o Flu seja recompensado. Dependo dele renovar o contrato. Ele pode não querer, outros jogadores já fizeram isso para sair de graça, isso acontece. Mas estou fazendo uma defesa dele e dos empresários que dizem que se não fizermos a venda ele irá renovar.”
Curtinhas:
– Amanhã os nossos moleques do sub-17 entrarão em campo contra o Atlético-MG pelo jogo de volta das quartas da Copa do Brasil da categoria. Já que não teremos Fluminense no profissional, teremos na base.
– Ainda tenho a esperança de que o Martinelli vai voltar ao time titular nesta temporada. Talvez seja apenas uma ilusão…
– Na torcida também para John Kennedy ou Samuel serem relacionados contra o Corinthians. Com o Cardoso de fora, o caminho está livre.
– Qual será o Tricolor de quarta-feira (13)? O do primeiro ou o do segundo tempo do Fla-Flu?
Saudações Tricolores, galera!
Carlos Vinícius Magalhães
Brasileirão da Série A: relação de jogos da 29ª rodada
Sábado (09/01)
19h
Sport 0x1 Palmeiras – Ilha do Retiro
Coritiba 0x0 Athletico-PR – Couto Pereira
21h
Fortaleza 0x0 Grêmio – Arena Castelão
Domingo (10/01)
16h
Flamengo 0x2 Ceará – Maracanã
São Paulo 0x1 Santos – Morumbi
18h15
Internacional 1×0 Goiás – Beira-Rio
Atlético-GO 1×1 Bahia – Antonio Accioly
20h30
Vasco da Gama 3×0 Botafogo – São Januário
Segunda-Feira (11/01)
20h
Red Bull Bragantino x Atlético-MG – Nabi Abi Chedid
Quarta-feira (13/01)
21h30
Corinthians x Fluminense – Neo Química Arena