Jornal ‘O Globo’ detalha como o diretor executivo Fred se tornou figura influente para o Fluminense se movimentar na janela de transferência




Fred (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.)



Vitor Eudes, Guga, Vitor Mendes, Jorge, Lima e Keno. Todos reforços contratados e anunciados antes mesmo do Natal. Todos eles unidos por uma pessoa incomum — do ponto de vista executivo — neste Fluminense de 2023: Fred. Antes jogador e agora diretor, o ex-camisa 9 se tornou uma figura decisiva e influente para ajudar o tricolor a atuar nesta janela de transferência. E em outras funções.

Após a aposentadoria no mês de julho, Fred retorna ao Fluminense como diretor de planejamento esportivo. Após concluir cursos de especialização, além da experiência adquirida durante a carreira, o ex-atacante será responsável pelo planejamento e integração de todas as áreas de futebol do clube, entre profissional, categorias de base e feminino.

Quem acompanha Fred de perto diz que ele está “se soltando”. Mas já dá seus pitacos e ajuda em algumas definições da diretoria. Ele é próximo do presidente Mário Bittencourt e do diretor de futebol Paulo Angioni, tanto que participou de uma reunião com a diretoria e com o técnico Fernando Diniz quando o clube começou a discutir os alvos no mercado.

Sua influência fora de campo foi decisiva até mesmo para que jogadores escolhessem o Fluminense. O lateral-direito Guga é um exemplo. Ao deixar o Atlético-MG, o atleta de 24 anos tinha cinco propostas entre clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e de segunda linha do futebol europeu para escolher. Fred entrou na rota e ajudou a convencê-lo a ir para o Fluminense.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)



Isso já acontecia mesmo antes de Fred virar diretor. Não são poucos os jogadores que ligaram para o ex-atacante para saber como estavam as coisas no Fluminense. O técnico Fernando Diniz é outro que é bastante consultado quando o tricolor busca nomes no mercado. A amizade entre o agora executivo e o comandante é algo que vem chamando a atenção nesta relação.

Fred tem ido todos os dias ao CT Carlos Castilho para participar de reuniões de planejamento. Rotina nova que ele tem trabalhado para se acostumar. Ele tem sido elogiado pelo jeito descontraído e por lidar com os problemas de forma leve.

Neste final de mês de dezembro, Fred está visitando países na Europa para intercâmbio e mostrar aos clubes o trabalho que vem sendo desenvolvido no Fluminense. Recentemente, ele esteve no Lyon, da França, clube que defendeu entre 2005 e 2009.

Fred tirou a Licença B de Treinadores pela CBF Academy. Ele concluiu também um curso de gestão ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional, que lhe rendeu o certificado de “Executivo de Futebol”.



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com