Justíssima homenagem!




Januário de Oliveira (Foto: Divulgação)



Januário de Oliveira fez história nas transmissões dos jogos

Finalmente, a Band homenageará uma grande lenda da TV brasileira: o folclórico Januário de Oliveira. O narrador marcou época no futebol carioca nos anos 70, 80 e 90 e teve que se aposentar das transmissões de futebol por conta de uma cegueira causada pela diabetes. Vale destacar que o Januário é torcedor do Fluminense.

De acordo com o portal UOL Esporte, a emissora paulista reprisará na faixa “Você Torceu Aqui”, exibida nas tardes de domingo, às 14h, a épica final do Campeonato Carioca de 1995, entre Fluminense e Flamengo, vencida pelo time de guerreiros. Caso não ocorra nenhuma mudança de programação na última hora, o jogo deve ser reexibido no dia 17 de maio.

O histórico Fla-Flu será reprisado com narração original de Januário de Oliveira. A reprise foi escolhida para homenagear o narrador, que atualmente mora em Natal (RN) e tem 80 anos.

Nascido no Rio Grande do Sul, Januário marcou época ao criar bordões irreverentes e apelidos marcantes para jogadores. Quando um jogador sofria uma falta, por exemplo, Januário dizia que “tá lá o corpo estendido no chão”. Já quando um atacante badalado fazia mais um gol, o narrador afirmava que ele era “cruel, muito cruel!”. Entre os apelidos dados, estão do flamenguista Sávio (“Anjo Loiro da Gávea”), do ponta botafoguense Valdeir, que virou “The Flash” na boca de Januário, e do goleador tricolor “Super Ézio”.

Na TV, Januário de Oliveira trabalhou na TVE do Rio de Janeiro e na própria Band, esta última nos anos 90. Por lá, era o narrador carioca da época em que a emissora era o “canal do Esporte” e virou a voz dos jogos do Rio de Janeiro que passavam para todo o Brasil, quase sempre acompanhado do comentarista Gérson.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com