Levir Culpi abre o jogo para falar sobre o seu relacionamento com o Fred




Levir Culpi garante: está tudo na paz! (Foto: Fluminense FC)
Levir Culpi garante: está tudo na paz! (Foto: Fluminense FC)

O treinador Levir Culpi concedeu entrevista ao portal Globoesporte.com, e não fugiu da dividida em momento algum. Falou sobre vários temas, mas um deles chamou atenção: a recente polêmica com o Fred.

Ao ser abordado sobre o que realmente aconteceu, Levir Culpi disse que não conseguiu entender tudo que ocorreu. Além disso, o comandante tricolor deixou bem claro que não ficou lição alguma sobre o episódio:

– Não. Não ficou lição. O que eu fiz é o que faço na minha vida toda. Tomei as decisões naturalmente. Às vezes as coisas não acontecem como imagino. Às vezes bato na parede, mas fiz o que eu achava que tinha que fazer. E achei que não fiz nada para ter essa repercussão toda. Tive uma passagem com o Fred no Cruzeiro que foi muito legal. Ele fez muitos gols e depois foi para a França. A carreira decolou. E já de saída aconteceu isso aqui. Não sei se alguém colocou no ar alguma coisa dizendo que eu bato de frente com os líderes. Foi uma coincidência muito desagradável, mas se tiver que acontecer amanhã de novo, vai acontecer normalmente. Não foi nada premeditado – disse Levir Culpi, que ao ser indagado sobre a fama de bater de frente com as estrelas, como nos episódios com o Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, ambos na época do Atlético-MG, aproveitou a oportunidade para apresentar a sua versão:

– Concordo, porque aconteceu. Mas foi uma coisa muito natural. Por exemplo, você faz uma substituição, aí o cara sai, vai para perto do banco e dá um chute no microfone, o que você acha que vai acontecer? Vai ficar por isso mesmo? O técnico não vai tomar providência nenhuma? O jogador fica sem treinar de segunda até sexta-feira, e aí quer treinar no sábado e jogar no domingo. Eu falo que não. Aí ele pede para ir embora. Quer dizer… para mim isso é muito natural. Se ele quiser ir embora, ele vai embora. Mas não vai jogar. Não é assim. Mas é um ídolo… mas existe um processo para jogar, existe um respeito. Se tiver que bater de frente… é uma obrigação do técnico. Como que vai passar ordem para um jogador se ele fica sem treinar e quer jogar no fim de semana? Os outros podem não falar nada, mas você passa a perder o comando a partir daí. Os ídolos que têm que dar exemplo. E a maneira não é essa. A maneira é treinar desde segunda e jogar domingo. Eu vejo dessa maneira. É simples – esclareceu o comandante tricolor.

Sobre a relação com o atacante Fred, Levir Culpi acredita que a amizade poderá ser fortalecida. Ele não acredita que a relação entre os dois ficará estremecida depois da polêmica do mês passado.

– Acho que não, às vezes pode até fortalecer a amizade. A partir do momento que o cara te dá um alerta, você discute mas na sequência vê que o cara é um ponta firme, você fortalece. Eu prefiro que o cara me fale logo de saída do que ficar retraído, magoado. Confio mais nas pessoas que jogam aberto. Passo a confiar mais nelas. Guardar mágoa é um negócio chato. Se falar, fica aliviado – disse Levir Culpi, que deixou bem claro que está tudo na paz:

– Está tudo normal. Nada de especial – disse o treinador, que brincou ao ser indagado ser se não houve alguma conversa:

– Teve um dia que ele falou “Bom dia”. Aí eu falei “Bom dia, Fred” (risos). Foi interessante – disse.

Sobre os assuntos referentes ao time, como por exemplo, a parte tática, Levir Culpi admitiu que o Fred tem uma liderança natural, mas ressaltou que o Magno Alves, Gum, Cícero e Pierre também exercem este tipo de liderança.

– A parte de jogo, sim. Ele tem uma liderança natural. A experiência dele… participa também. Aí temos o Magno Alves, Gum, Cícero, Pierre… eles participam muito das palestras. Eu gosto de passar os vídeos e mostrar os lances justamente para eles discutirem. O jogador é muito acostumado a obedecer, mas quando participam da conversa conseguem entender melhor. Acho que é melhor explicar dessa maneira – disse o treinador, que não percebeu mudança alguma de comportamento do capitão no campo após o problema:

– Não. Nada marcante. Não posso dizer que o Fred era de um jeito e agora está assim. Está tudo bem – finalizou Levir Culpi.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Levir Culpi / Foto: Fluminense FC