MAIS UM RECORDE – Fred: o maior artilheiro dos Fla-Flus em Campeonato Brasileiro




Além de passar Paulo Baier e se tornar o maior artilheiro da era dos pontos corridos com 107 gols, Fred se isolou no topo da lista de goleadores do Fla-Flu em partidas do Campeonato Brasileiro. Com os dois que marcou na vitória tricolor por 3 a 2, o camisa 9 chegou a seis no clássico, em jogos pela competição nacional. Outro ponto a se destacar é que o triunfo deu ao Flu a vantagem no confronto direto no torneio (19 a 18).

Fred deixou Renato Abreu e Tuta para trás. Ambos anotaram quatro gols no Clássico das Multidões pelo Brasileirão. O antigo camisa 11 do Flamengo usou a bola parada – sua principal arma – em todos esses lances. Foram três gols de falta (dois em 2006 e um em 2010) e um de pênalti (em 2005). Apesar de também ter passado pela Gávea, Tuta só fez a festa da torcida tricolor neste clássico, na Série A. O atacante marcou duas vezes em 2005 e outras duas em 2006 (um em cada turno). Ou seja, rivalizava com Renato Abreu, já que são contemporâneos.

Na quarta posição, com três gols cada, aparecem Zé Carlos (ex-Flamengo), Rafael Sobis (ex-Fluminense) e Rodriguinho (ex-Fluminense). Maior artilheiro da história do Flamengo, Zico balançou a rede tricolor em apenas duas oportunidades (1977 e 1989) no Brasileirão. A última delas em sua despedida do clube, em Juiz de Fora. Nomes como Adriano, Bebeto e Sávio se igualam ao Galinho no clássico.

Pelo lado tricolor, ídolos como Conca e Ézio também tiveram o privilégio de marcar duas vezes no clássico pela principal competição do país. Até mesmo Edmundo, mais ligado ao Vasco, tem seu nome gravado na história dos Fla-Flus em Brasileiros. Em 2004, o Animal definiu um triunfo tricolor por 2 a 1. Thiago Neves e Renato Carioca marcaram uma vez com cada camisa no torneio. Romário, que também defendeu os dois clubes, não marcou no clássico na disputa nacional.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Blog Numerólogos – Globoesporte / Foto: Fluminense F.C.