Mário Bittencourt justifica decisão de antecipar renovações de veteranos




Mário Bittencourt justifica decisão de antecipar renovações de veteranos

O Fluminense antecipou as renovações de alguns jogadores com contrato até o fim deste ano, casos de KenoSamuel Xavier e Thiago Santos. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, o presidente Mário Bittencourt explicou a decisão do clube em renovar com esses atletas.

– Contratos de atletas profissionais têm mínimo de três meses e máximo de cinco anos. Quando eu cheguei aqui havia uma série de jogadores com contrato, e faz parte. Se fizermos isso, limitarmos os contratos ao fim da nossa gestão, o novo presidente pode chegar e não ter time nenhum para jogar o estadual de 2026. Não foi por isso que a gente fez (as renovações), obviamente. A gente paga, mais ou menos, 5 milhões de reais por mês de dívidas do passado, trabalhistas, cíveis, esportivas. Faz parte. O clube tem uma sequência, não tem um presidente para a vida inteira. Quem chegar aqui em janeiro de 2026 vai fazer suas escolhas, como fiz as minhas. Ganso foi contratado na gestão anterior e deu muito certo.
– Um (dos critérios) é que são jogadores considerados importantes, alicerces do grupo. “Ah, o Samuel Xavier não fez um bom 2024”. Quase ninguém fez, mas fez um 2023 excelente, fundamental na Libertadores. Jogador muito inteiro, muito forte. Thiago Santos foi titular no ano passado, é outro jogador muito forte também. Keno já falei duas ou três vezes.
– Suponhamos que a gente não tivesse feito a renovação de nenhum deles, e em julho, pós-Mundial, a gente estivesse liderando o Brasileiro e vocês soubessem que dez, 11 jogadores assinaram um pré-contrato com outros clubes concorrendo com o Fluminense. O que as pessoas estariam dizendo? Não se desmonta um time… Já saíram alguns jogadores. Felipe Melo saiu, Marcelo saiu, Gabriel Pires saiu, Terans saiu, Antônio Carlos saiu. Outros têm que ficar, não dá pra contratar 30 a cada janela. Lógico que eles podem sair no fim de 2025, têm procura de todo mundo. Mas fizemos uma escolha de que esses jogadores ainda nos entregam muito, e fizemos uma extensão de um ano para que possamos ter segurança do elenco. Respeito as críticas, as discordâncias, faz parte. Mas aqui tudo é feito com coerência. É avaliada a parte física, o que ainda pode nos entregar, histórico de lesões.

Além dos nomes citados acima, o Fluminense também encaminhou renovação com Germán Cano. Já o meia Paulo Henrique Ganso não aceitou a primeira oferta do Tricolor.

Mais jovem, o meia Lima, de 28 anos, acertou a sua renovação com o Fluminense até o fim de 2027. O clube também tenta renovar com o lateral-direito Guga, de 26 anos.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com