Muita calma nessa hora!




Jamais faltará apoio ao Fluminense (Foto: Vinicius Viana/Explosão Tricolor)
Jamais faltará apoio ao Fluminense (Foto: Vinicius Viana/Explosão Tricolor)
Jamais faltará apoio ao Fluminense (Foto: Vinicius Viana/Explosão Tricolor)

Na primeira rodada, o Fluminense bateu o campeão mineiro dentro do território dele. Festa da torcida e esperança renovada com os pés no chão, pois todos sabem que o Brasileirão apenas começou. Veio o segundo jogo, e um polêmico empate com o Santa Cruz. Em menos de um mês, terceiro erro grotesco contra o Fluminense. Os outros dois foram na final da Taça Guanabara (um gol legal do Renato Chaves anulado) e na semifinal do Campeonato Carioca (pênalti escancarado em cima do Fred). Independentemente de tudo, o Fluminense foi muito prejudicado. Minimizá-los por causa das atuações não convincentes é, no mínimo, uma baita sacanagem ou implicância por algum motivo pessoal. 

O Fluminense vem atuando muito bem? Não, mas também está longe de ser considerado esse “terror” que alguns professores pardais já estão tentando colocar na cabeça do torcedor tricolor. Tudo bem que isso não é problema nosso, mas pergunto: quem na Série A está comendo a bola com autoridade e o chicote na mão? Duas rodadas já foram disputadas e nenhum time emplacou duas vitórias seguidas.

Ninguém aqui é iludido ou é adepto da política de tapar o sol com a peneira. É óbvio que o Fluminense necessita reforçar o seu elenco, caso realmente queira chegar longe no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Mas acho que ainda é muito cedo para sentenciar o nosso destino. 

O Levir Culpi parece já ter definido um padrão de jogo. Um trio de criação ofensiva e o Fred lá na frente. Deu muito certo na estreia, mas no jogo de sábado deixou a desejar. Oscilação com algo em formação é mais do que normal. Passamos dois anos e meio sem um jogador de velocidade na equipe titular. Hoje, o Fluminense tem um treinador apresentando uma proposta de jogo com dois jogadores de velocidade pelos cantos. Isso tem que ser muito considerado em qualquer análise mais detalhada.

O Osvaldo, mesmo sem ser brilhante, mostrou uma evolução nos dois últimos jogos, em especial, na parte tática. Tem ajudado até na defesa. Digo isso com a maior tranquilidade, pois até pouco tempo atrás, eu estava pedindo a cabeça dele. Acho que merece uma sequência de oportunidades para tentar resgatar os tempos do Ceará e do São Paulo.

Outra peça importante no esquema que o Levir Culpi está montando é o Richarlison. Só que é o seguinte: o garoto ainda está em formação em todos os sentidos. Não dá para jogar uma responsabilidade enorme nas costas dele, entretanto, a aposta é muito válida, pois o moleque é diferenciado. A torcida terá que ter muita paciência com as oscilações que o Richarlison certamente terá durante a temporada. 

Neste momento, eu faria duas alterações no time: Renato Chaves no lugar do Henrique (mais velocidade na zaga) e Edson no lugar do Pierre (o Edson em forma engole o nosso veterano camisa cinco). Não descartaria sacar o Osvaldo ou Richarlison para colocar o Douglas e adiantar o Cícero. Por falar no Cícero, a intenção de colocá-lo como segundo volante é louvável, mas pelo que vimos desde o início da temporada, o Fluminense perde força na marcação e, principalmente, um cara que chega forte lá na frente. O Cícero mais adiantado é letal! Não acho que ele esteja morcegando em campo. Na verdade, o cara está enraizado no nosso setor defensivo. Se continuar como segundo volante, sua história no Fluminense terminará com o torcedor pedindo a sua cabeça.

O momento requer paciência. Temos um baita treinador no comando, algo que não tínhamos há tempos. Merece o nosso voto de confiança. Se analisarmos friamente, o Levir Culpi está trabalhando com um elenco que sequer foi montado por ele. Em 2011, o Abel chegou ao Fluminense nas mesmas condições, e para piorar, ainda perdeu o Conca, que era o craque daquele time. Bateu cabeça pra caramba no primeiro turno, mas no returno, deu a volta por cima.

Acertar um padrão de jogo não é algo fácil, requer sequência e muita paciência, portanto, muita calma nessa hora! Vamos dar um tempo para todo mundo trabalhar. Lá pela reta final do primeiro turno teremos uma noção exata do verdadeiro Fluminense para o restante da temporada. 

Por hoje é só, galera. Boa semana a todos e Saudações Tricolores! 

CONVITE: Não perca o PAPO DE GUERREIRO, programa exclusivo do Explosão Tricolor, transmitido ao vivo no nosso canal do YouTube. Na semana passada, o convidado foi um dos três candidatos à presidência do Fluminense: o advogado Pedro Trengrouse. Hoje, o convidado será o Leonardo Lemos, atual vice-presidente de Marketing do Fluminense. O programa começará a partir das 19h. Não perca!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com