Mundial de Clubes: Como o Fluminense pode encarar o Al-Hilal?




Thiago Silva comanda a defesa do Fluminense
Thiago Silva (FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

Acompanhe as colunas do Vinicius Toledo publicadas no Explosão Tricolor!

Fluminense encara o Al-Hilal na próxima sexta-feira

Mundial de Clubes: Como o Fluminense pode encarar o Al-Hilal?

Fluminense x Al-Hilal: vaga na semifinal, premiação e onde assistir

Fala, galera tricolor! Só uma pergunta: “Todo mundo recarregado para a próxima batalha no Mundial de Clubes da FIFA?” Fluminense x Al-Hilal, na próxima sexta-feira, 16h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos, pelas quartas de final. O duelo terá cinco opções de transmissão: TV Globo, Sportv, Globoplay, DAZN e Cazé TV. Vale vaga na semifinal, vale uma bolada de US$ 21 milhões (cerca de R$ 112 milhões).

Al-Hilal fez frente com o Real Madrid e Manchester City

A equipe saudita comandada pelo técnico Simone Inzaghi, que deixou a Inter de Milão logo após a derrota na final da Champions League para o Paris Saint-Germain, é forte. Na fase de grupos, o Al-Hilal fez um grande jogo contra o Real Madrid. O placar de 1 a 1 foi injusto, pois os “reis do deserto” deram um belo sufoco nos espanhóis. Contra o Manchester City, o goleiro marroquino Bono fez milagres, em especial, na primeira etapa. Ele sofreu três gols, mas poderia ter levado tranquilamente outros três ou quatro. Azar do City. O ataque saudita deitou os cabelos, meteu quatro gols e se garantiu para encarar o Fluminense. Foi um grande jogo, uma vitória épica do time saudita.

Germán Cano e Marcos Leonardo - Fluminense x Al-Hilal - Mundial de Clubes da FIFA 2025
Germán Cano e Marcos Leonardo – Fluminense x Al-Hilal

Como o Fluminense pode encarar o Al-Hilal?

Sendo assim, uma pergunta para colocar em debate aqui no espaço: “Como o Fluminense pode encarar o Al-Hilal?” Com base nos jogos que assisti, acredito que a formação com três zagueiros não seja a ideal para iniciar o jogo. Contra a Inter de Milão, Renato Gáucho colocou três zagueiros para encarar dois homens de área. Acertou em cheio.

Lado-esquerdo do Fluminense precisa reforçar a marcação

Porém, contra o Al-Hilal, povoar o meio de campo pode ser um bom caminho. O trio de volantes com a ajuda do Jhon Arias e do Canobbio seria a formação que eu colocaria. Sim, eu escalaria o Canobbio para ajudar a conter o Malcom, que tem uma arrancada absurda pela direita. Vale lembrar que a lateral-esquerda tricolor será ocupada pelo Gabriel Fuentes, que não é tão bom na defesa quanto o Renê, que cumprirá suspensão. Os únicos dois gols que o Fluminense sofreu no Mundial foram justamente na partida em que o colombiano iniciou entre os titulares, contra o Ulsan HD, na vitória por 4 a 2.

Gabriel Fuentes começar[a entre os titulares
Gabriel Fuentes – Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.

O perigoso Marcos Leonardo

O atacante Marcos Leonardo é outro motivo de grande preocupação, pois se movimenta bastante e sabe fazer gols. Ele deixou dois no Manchester City. No entanto, se o Fluminense conseguir dominar o meio de campo, os espaços não surgirão e, consequentemente, o Malcom e Marcos Leonardo terão uma dificuldade maior.

Escalação sugerida

Uma escalação com Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes, Gabriel Fuentes, Martinelli, Hércules, Nonato, Canobbio, Jhon Arias e Germán Cano é uma alternativa aceitável.

Preocupação com o Thiago Silva

Confesso que estou preocupado com as condições do Thiago Silva. Ele já tinha ficado de fora contra o Mamelodi Sundowns por conta de dores musculares. Entrou em campo contra a Inter de Milão e fez uma partida monstruosa, mas que exigiu muito da parte física. Contra o Al-Hilal será na próxima sexta. Caso avance à semifinal, o time jogará na próxima terça, ou seja, uma sequência pesada para quem é veterano.

Forte abraço e ST

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X