O Fluminense poderá mandar os principais jogadores a campo para o Campeonato Carioca depois dos rivais, se assim quiser. Isso porque o regulamento do Estadual prevê que os clubes têm que atuar com a equipe principal a partir da quinta rodada. A exceção está naquelas que apresentarem “justo motivo”.
Por ter disputado a final do Mundial de Clubes, o Fluminense precisou dar férias aos jogadores somente a partir de 23 de dezembro, quando o clube voltou da Arábia Saudita. Como a legislação exige que os jogadores tenham um mês de férias, as principais peças do time de Fernando Diniz, e o próprio técnico, só voltarão aos treinos no fim de janeiro.
Isso faz com que a equipe principal tricolor só consiga entrar em campo – depois da pré-temporada adequada – bem além da quinta rodada que o Estadual prevê. Mas a disputa do Mundial de Clubes é considerada um “justo motivo” pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
O que diz o artigo 47
“Art. 47 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 4ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva.”
(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)
O artigo no regulamento não existe com a intenção de punir qualquer clube filiado à Ferj, mas sim de proteger o próprio produto. Em um passado recente, clubes chegaram a mandar a equipe reserva ou de base para as rodadas iniciais para realização de pré-temporada em locais perto do Rio ou até por briga com a Federação.
O caso do Fluminense é considerado um “justo motivo” porque o clube esteve na principal competição do planeta, que fez estender o calendário tricolor.
O regulamento de 2024, aprovado pelos clubes em reunião na sede da entidade, aumentou por uma rodada o limite dos clubes, da terceira para a quarta rodada. No entendimento da federação, a razão do artigo é buscar o crescimento conjunto e proteção dos clubes filiados a ela.
O Fluminense estreia no Campeonato Carioca contra o Volta Redonda no dia 18 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília), com um elenco recheado de jogadores com idade Sub-20 e também os menos utilizados por Fernando Diniz. O técnico e os atletas principais tem reapresentação prevista para o fim do mês.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
VEJA AINDA:
- CBF demite Fernando Diniz do comando da Seleção Brasileira
- Repórter divulga apuração sobre especulações que ligam Ángel Di María ao Fluminense
- Saiba quanto o Real Betis pediu ao Fluminense para negociar Luiz Henrique
- Renato Augusto já está no CT do Fluminense
- Coluna: A grande notícia do dia (por Leandro Alves)
- Site explica porque Fluminense ainda não apresentou oferta oficial a Thiago Silva
- Clubes da Arábia Saudita realizam consulta por André
- Jornalista traz mais informações sobre interesse do Fluminense em Léo Chú
- Surpresa no Fluminense: John Kennedy decide voltar aos treinamentos
Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
