Necessárias mudanças no Fluminense






Necessárias mudanças no Fluminense

O Fluminense não vem atuando bem há tempos. Para piorar nossa situação, perdemos o Pedro pelo período de, no mínimo, vinte dias. No entanto, Marcelo Oliveira terá que tirar algo da cartola para fazer a equipe andar. Como?

O 3-5-2 não é o esquema dos sonhos, mas dentro das peças que estão à disposição, é o que se encaixa melhor com o elenco. Nele, Gilberto e Ayrton Lucas viram armas ofensivas perigosíssimas. Portanto, não dá para abrir mão do pouco que, reconhecidamente, funciona bem, para colocar volantes que não fazem a equipe andar em campo.

No caso do Jadson, vou dar um desconto pelo fato dele ter rendido muito bem com a formação de três zagueiros. Sob o comando de Abel Braga, ele fez o lado direito andar junto com o Gilberto e Marcos Junior durante o primeiro semestre.

Desde que chegou, Marcelo Oliveira ainda não conseguiu dar uma identidade à equipe. No início, relutou com relação ao esquema de três zagueiros. Porém, sentindo a pressão por resultados após seguidos insucessos, apelou pela utilização do 3-5-2 para garantir vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Deu certo!

Agora, o treinador terá que ter muita lucidez para armar o time sem o seu artilheiro, que também é o rei das assistências do elenco ao lado de Junior Sornoza. Dos atacantes à disposição, apenas o Marcos Junior (10 gols) e Pablo Dyego (3 gols) balançaram as redes adversárias pelo Fluminense nesta temporada.

Matheus Alessandro e Everaldo possuem velocidade, bons dribles, mas deixam muito a desejar na hora de finalizar. Luciano segue vetado e Júnior Dutra não engrenou. O jeito é apostar no Kaike e torcer para que ele funcione, entretanto, a bola tem que chegar. E, pelo histórico da temporada, ela só chegará com os alas livres, leves e soltos em campo.

São Paulo x Fluminense

Para a partida contra o São Paulo, eu optaria pelo 3-5-2. A equipe paulista entrará em campo bem desfalcada e com a famosa “uma tonelada nas costas” que costuma acompanhar o líder. As ausências do Nenê, Everton e Jucilei pesarão bastante. Portanto, o Fluminense tem que saber tirar proveito disso.

Considerando todo o cenário do próximo jogo, eu escalaria a equipe com a seguinte formação: Júlio César; Digão, Ibañez e Paulo Ricardo; Gilberto, Airton, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Pablo Dyego (Marcos Junior) e Kaike.

Apesar das dificuldades e conhecidas limitações, acho que temos alguma chance no próximo domingo, mas tudo dependerá do Marcelo Oliveira.

Nota de falecimento

Na noite de ontem, o primeiro secretário da mesa do Conselho Deliberativo do Fluminense, Heleno Sotelino, faleceu. Conheci e convivi com o Heleno durante um período. Era um grande tricolor e uma pessoa do bem. Triste perda em todos os sentidos. Meus sinceros e profundos sentimentos à família e amigos.

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo

Clique aqui para realizar sua inscrição no canal do Explosão Tricolor no YouTube!

Clique aqui para seguir o Explosão Tricolor no Instagram