ATUALIZAÇÃO (08/01 – 15h00): As negociações entre Fluminense, Nino e Zenit avançaram significativamente nas últimas horas, mas um detalhe separa o anúncio oficial: a data da transferência.
As partes discutem agora se o capitão do título da Libertadores de 2023 se apresenta imediatamente ao CT Carlos Castilho ou se o acordo será selado para a janela do meio do ano. O Fluminense faz força para ter o zagueiro já para o início da temporada, visando a disputa do Carioca e as fases iniciais das competições nacionais e continentais, enquanto o clube russo avalia a necessidade de permanência do atleta até o fim da temporada europeia.
O zagueiro Nino, capitão da Libertadores 2023, está a detalhes de ser repatriado pelo Fluminense. Zagueiro já planeja mudança para o Rio de Janeiro.
O zagueiro Nino está cada vez mais próximo de vestir novamente a armadura tricolor. De acordo com informações do jornalista Alexandre Vilella, o Fluminense avançou significativamente nas tratativas com o Zenit, da Rússia, para concretizar o retorno do defensor de 28 anos. Segundo o comunicador, a transferência é dada como “99% fechada”, restando apenas alguns ajustes entre os clubes
Cronograma e logística da transferência
O principal ponto de ajuste entre os clubes no momento é a data da apresentação. O Fluminense trabalha para contar com o atleta já em janeiro, visando o início da pré-temporada e as primeiras competições de 2026. Por outro lado, o Zenit manifestou o interesse em manter o zagueiro até maio, quando se encerra o calendário do futebol russo.
Apesar do impasse sobre o mês de chegada, a decisão de retorno parece definitiva. Nos bastidores, Nino já iniciou o planejamento logístico para a mudança, incluindo a procura por residência e escola para os seus filhos na capital carioca.
🚨 Video do Vilella sobre o Nino no Fluminense:
– Vem agora ou na janela do meio do ano
– Procurando casa para comprar
– Procurando colégio para os filhos🗞️ @VilellaT pic.twitter.com/5zeyUS32Z4
— Carioca (@_CariocaFlu) January 8, 2026
VEJA AINDA:
Hulk quer o Fluminense, mas modelo de negócio trava avanço imediato
Fluminense entra na briga com o Palmeiras e tenta a contratação do zagueiro Joaquim
Nino assume a lacuna deixada pelo “Monstro”
O retorno de Nino é um desejo antigo do Fluminense, que já havia tentado repatriá-lo no meio de 2025. Na época, porém, o Zenit fechou as portas para a saída do zagueiro. Porém, com a saída de Thiago Silva, a diretoria tricolor realizou uma nova investida junto ao clube russo. No entendimento da cúpula tricolor, o capitão da América é o nome ideal para substituir o Monstro.
A “Era Nino” nas Laranjeiras: números e conquistas
Nino chegou ao Fluminense em 2019, vindo do Criciúma, e rapidamente transformou-se de uma aposta em um pilar histórico do clube. Ao longo de cinco temporadas, o zagueiro acumulou números expressivos e se tornou o símbolo de uma era vencedora:
-
Jogos: 246 partidas oficiais
-
Gols: 13 gols marcados
-
Títulos: Copa Libertadores (2023) e Bicampeonato Carioca (2022 e 2023)
-
Liderança: Foi o capitão responsável por erguer a inédita taça da Libertadores no Maracanã
-
Seleção Brasileira: Durante a sua passagem pelo Fluminense, conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020) e recebeu convocações para a Seleção Brasileira principal
CONFIRA TAMBÉM:
Savarino se reúne com diretoria do Botafogo e define prazo para responder proposta do Fluminense
Primeiro reforço do Fluminense é registrado no BID da CBF
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com


