NÓS SOMOS A HISTÓRIA! – Dia histórico para o Fluminense




O avião
Fairchild PT-19 doado pelos sócios do Fluminense

Hoje é dia do torcedor do Fluminense encher os pulmões e soltar para o mundo inteiro ouvir: “NÓS SOMOS A HISTÓRIA!” Após pouco mais de 70 anos, o Fluminense receberá uma homenagem pela luta contra o Nazismo na Segunda Guerra Mundial. Neste domingo, às 18 horas, o Tricolor será condecorado com uma placa pelo Movimento Idish-Flu, que pertence à comunidade judaica, pela ajuda nas batalhas.

O Fluminense teve uma participação importante na entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, já que, como era um país majoritariamente rural na década de 40, não tinha recursos suficientes para responder aos ataques de submarinos alemães e italianos contra embarcações brasileiras, que trouxeram severos prejuízos.

Marcos Carneiro de Mendonça, primeiro goleiro da Seleção, ídolo do Fluminense e então presidente, organizou uma cotização entre os sócios do clube para angariar fundos. Ao todo, foram reunidos mais de Cr$ 155.000,00 o que serviu para a compra de um monomotor para a Força Expedicionária Brasileira (FEB). O Fairchild PT-19 foi apresentado no dia 11 de outubro de 1942 e recebeu o nome de Coelho Netto, um ilustre escritos e sócio do tricolor que havia falecido oito anos antes. O avião foi utilizado pelo país em suas expedições. O Fluminense também realizou outras contribuições importantes, como o oferecimento de um curso de enfermagem para os pracinhas que iriam para a guerra. Além disso, também cedeu o seu stand de tiro, um dos mais modernos à época, para treinamentos militares.

Marcos
Marcos Carneiro de Mendonça, ídolo do Fluminense

A cerimônia ocorrerá na sede do Fluminense e está marcada para acontecer das 18h até as 20h deste domingo, no horário de Brasília. Além da placa, também ficará exposto, por duas semanas, um chanukiá (candelabro de nove braços), um símbolo que fica espalhado pelo mundo durante o mês de dezembro. O evento será aberto ao público.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Fluminense FC