Nós temos a força!




Atualmente o torcedor tricolor vive de migalhas de alegria e abundância de decepção. Temos que comemorar empate contra o Botafogo, partida sem levar gol e contrato de patrocínio sem transparência, porque o próprio clube não confirmou o valor da parceria (apesar das notícias de que ele gira em torno de R$ 9 milhões anuais).

Mas uma notícia de fato agitou os bastidores da torcida nesta segunda-feira: a contratação do goleiro uruguaio De Amores. Trending topics mundiais no Twitter, a contratação o arqueiro possui grande influência dentro e fora de campo.

Dentro de campo, o goleiro possui potencial para se destacar com a camisa do time. Em 2013, então com 19 anos, De Amores foi vice-campeão mundial sub-20, torneio em que recebeu a luva de ouro como o melhor de sua posição. Segundo o jornal “Ovación” do Uruguai, o goleiro, antes de vir para o Fluminense, tinha acertado com o também uruguaio Boston River, mas não chegou a debutar no time em atenção ao interesse do Tricolor carioca.

Ele ficou conhecido no Brasil após jogar a Copa Sul-Americana pelo Liverpool do Uruguai. O time enfrentou o Fluminense em partida válida pela competição e o goleiro teve atuação destacada, o que chamou a atenção do clube e resultou na sua contratação.

Na versão digital do “Ovación” há poucas notícias sobre o tema. Em uma delas, o periódico diz que De Amores irá jogar em um grande do Brasil, dando pouco destaque para a saída do atleta. Nos comentários da reportagem, porém, há um torcedor lamentando o fato de o goleiro não ter jogado em um grande uruguaio, dando a entender que também lá as suas promessas não são valorizadas.

De Amores tem uma vontade clara: defender a seleção do Uruguai. A celeste é o sonho do jogador e ele acredita que a marcha para o Fluminense pode lhe dar a visibilidade necessária para ser lembrado ainda para a Copa do Mundo da Rússia neste ano. Sem dúvida que o time ganha com esse desejo do arqueiro, já que ele terá que se destacar para conseguir uma vaga na equipe de Luis Suárez, Cavani e cia.

Mas fora de campo o Fluminense também ganha muito com a contratação. Não porque o goleiro é um primor de marketing e trará divisas ao clube, mas porque a torcida comprou a ideia e, neste momento em que a diretoria não tem capacidade para falar a língua do torcedor, o engajamento do verdadeiro tricolor nas coisas do time pode ser um alívio momentâneo ao caos que vivemos.

Basta uma conferida nas redes sociais para perceber que a vinda do goleiro deu outra vida ao torcedor. Pelo menos nesses últimos dias, a hashtag #DeAmoresnoFlu movimentou as redes sociais e trouxe de novo um sopro de alegria à torcida. Nada demais, mas é um alento diante do desespero completo e absoluto que é a atual gestão.

E essa pequena demonstração de participação popular nas deixa claro que a torcida tem força pra mais. Se temos uma diretoria pífia sob todos os aspectos e se a oposição não luta pelos interesses do clube, a única forma de tirarmos o Fluminense desse mar de lama é a pressão do torcedor.

Não se preocupe em ser chamado de “torcida de rede social”. As manifestações virtuais, quando bem organizadas, têm potencial para chamar a atenção dos dirigentes e exigir deles uma postura adequada à grandeza do time. O Fluminense nasceu com a vocação para a eternidade e não vai ser Pedro Abad e a trupe da Flusócio que vai acabar com isso; mas sem o movimento de torcedores, sem a voz da arquibancada, vai ficar difícil sustentar o clube.

Além das redes sociais, precisamos manifestar também nos estádios, na frente da sede social do clube e quiçá até mesmo no CT. Afinal, se a diretoria não entende o que deve ser feito e se Abad não tem hombridade para lutar pelas cores do Fluminense, inclusive renunciando se for o caso, cabe a nós torcedores colocá-los em seu devido lugar, que é a arquibancada.

Confesso que senti uma ponta de esperança com o movimento do torcedor para trazer De Amores. Espero que isso se mantenha, inclusive na cobrança aos desmandos da diretoria.

Seja bem-vindo De Amores! A torcida te recebe de braços abertos.

Ser Fluminense acima de tudo!

Evandro Ventura



Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com