Num jogo de pouca importância, Flu e jogadores atingem marcas históricas e quebram jejum




Amigos Tricolores,

Se o jogo de ontem não tinha assim grandes atrativos, salvo para os pessimistas garantir logo sair totalmente do risco, pelo menos acabou com uma quantidade grande de marcas e números batidos.

O mais expressivo? Bem, com o golaço que fez, o Fred alcançou seu 161º gol com a camisa do Fluminense, passando a ser, empatado com o inglês Welfare, o quinto artilheiro da História maravilhosa do clube. E falta pouco para alcançar o quarto e o terceiro. Confiram na lista abaixo:

ARTILHEIROS DA HISTÓRIA DO FLUMINENSE:
1º WALDO – 319 gols
2º ORLANDO PINGO DE OURO – 184 gols
3º HÉRCULES – 165 gols
4º TELÊ – 164 gols
5º FRED e WELFARE – 161 gols

Ainda este ano ele pode até alcançar Telê e Hércules, ou, mais provavelmente, no início de 2016, ano em que deverá ser o segundo artilheiro da História do clube, ao alcançar Orlando Pingo de Ouro (para chegar a este faltam 23 gols).

Dificilmente, porém, será um dia o maior artilheiro do Fluminense, mas seus números são espetaculares numa época em que goleadas são raras e os adversários mais fortes.

Lembramos que Fred já é o maior artilheiro de jogos oficiais do Fluminense. Fora outras marcas e recordes.

Breve escreverei sobre todos os números e marcas do nosso grande artilheiro.

Outras marcas curiosas de ontem: Gum e Osvaldo fizeram seus primeiros gols pelo time no campeonato. Nada para comemorar. Ao contrário! Principalmente para o Osvaldo, atacante, um gol que veio tardiamente, demorou mesmo a sair. Esperava-se muito mais dele na temporada. Fez sua 22ª partida ontem, para conseguir marcar pela primeira vez.

O Gum marcou na primeira partida contra o Palmeiras, no Maracanã, pela semifinal da Copa do Brasil. Mas pelo Brasileirão 2015 foi o primeiro gol. Até nisso já teve temporadas melhores, no aproveitamento em subidas ao ataque nos escanteios e faltas.

E já que falamos no Gum, o zagueiro alcançou ontem a marca de 300 jogos com a camisa do Fluminense! Se lembrarmos que só 28 jogadores alcançaram essa marca na História do clube, é bastante coisa! Eu sei, tem muita gente que não o quer mais no Fluminense, alguns têm até raiva dele. Mas não me xinguem nos comentários, please! Estou apenas relatando números. E ele marcou hoje seu 23º gol pelo Fluminense.

Tem mais dois jogadores no elenco muito perto dessa marca: Fred, com 266, e Diego Cavalieri, com 264 jogos. Ano que vem eles chegam lá!

Um outro número alcançado ontem, que é motivo para se lamentar. Há 38 jogos o Fluminense não fazia mais de dois gols em uma partida, computando-se jogos também da Copa do Brasil! Isso mesmo! Uma marca muito ruim, eu diria pífia! DESDE 31 de MAIO SEM FAZER 3 GOLS NUMA MESMA PARTIDA, QUANDO DERROTOU o Flamengo por 3 x 2, pela quarta rodada do Brasileirão, por sinal o único jogo na competição onde fez mais de dois gols. Quase seis meses sem fazer três gols!!! Pensei até que não faria mais três gols no ano!

Se lembrarmos que no mesmo Campeonato levamos mais de 2 gols em 6 oportunidades, já podemos ter uma ideia da pobreza da campanha. E da temporada! Um ano em que não alcançaremos 100 gols, nem perto chegaremos, uma marca normalmente atingida. Em 61 jogos o time tem 81 gols feitos e 78 sofridos. Apenas três gols de saldo positivo, lembrando que jogamos um Carioca com diversos times inexpressivos. No Brasileirão temos um ridículo saldo negativo de 8 gols! E a pior campanha do segundo turno, o que é uma vergonha!

Tem um número que me chamou muito a atenção ontem:  o público pagante foi de 9.183. E o público presente? Pasmem: 9.183. Não existem gratuidades por lá.

Não sou contra a Lei das Gratuidades e meia-entrada. Mas no Rio de Janeiro há um verdadeiro exagero, que definitivamente não combina com o estado de falência dos clubes.

E foi muito bacana a presença do público tricolor capixaba em um jogo que pouco valia, e que se fosse no Maracanã certamente não atingiria esta marca. A campanha de levar dois litros de água para as vítimas do lamaçal pagando meia-entrada foi sensacional. Neste caso a meia-entrada justifica-se!

Para fechar, lembrei de mais um número. Senhor Eurico, sabe qual é a chance percentual de o Fluminense entregar um jogo para prejudicar A ou B, ou beneficiar C ou D? ZERO POR CENTO!

O Fluminense é muito maior do que qualquer falcatrua desse tipo, coisas que o time da Gávea e o rubro-negro do Paraná fizeram, manchando suas histórias, em 1996, para rebaixar o Fluminense, numa história porca que, se apurada devidamente, num país sério, deveria render punição e rebaixamento para as equipes envolvidas. Quem viveu a época ou acompanha a história, sabe do que estou falando!

E se o Vasco tinha esse medo, cuidado com o Vasco. Só imagina uma coisa dessas quem é também capaz de fazê-la. Alguém tem alguma dúvida de que se fosse ao contrário o Fluminense estaria perdido, e seria novamente vítima de entregadas asquerosas, com requintes de deboche depois?

Se o Flu perdesse ontem, seria mesmo pela campanha medíocre que fez este ano, assim como se perder para o Inter ou Figueirense não me surpreenderá. Jamais, porém, o faria para derrubar até quem merecesse!

Ou o Vasco entregou o jogo nos 6 x 0 para o Inter, ou para o Figueira no Maracanã, por 1 x 0, neste campeonato?

O FLUMINENSE É MUITO SUPERIOR A ISSO TUDO!!!

Por PAULONENSE

Uma vitória com marcas importantes. (Foto: GILSON BORBA/FUTURA PRESS)