O árduo caminho do Fluminense no início do Brasileirão




A torcida do Fluminense receberá o Ronaldinho Gaúcho (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
A torcida do Fluminense receberá o Ronaldinho Gaúcho (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
A torcida do Fluminense terá que apoiar bastante! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Não vi ninguém analisar sobre as onze primeiras rodadas do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Na segunda, a CBF anunciou todos os detalhes delas. Acabei dando uma analisada nestes onze primeiros desafios. E tenho que admitir que fiquei bastante preocupado. Logo nas seis primeiras rodadas, jogaremos quatro vezes como visitantes e ainda teremos um clássico:  

1ª Rodada – América-MG x Fluminense – Independência
2ª Rodada – Fluminense x Santa Cruz – A definir
3ª Rodada – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque
4ª Rodada – Fluminense x Botafogo – A definir
5ª Rodada – Atlético-MG x Fluminense – Independência
6ª Rodada – Chapecoense x Fluminense – Arena Condá

Além da questão de jogar quatro vezes fora nas seis primeiras rodadas, não temos um bom histórico nos duelos contra o América-MG, Atlético-MG e Chapecoense. Nas três situações, jogaremos na casa deles. Sem falar no clássico contra o Botafogo, adversário que o Fluminense já encarou três vezes nesta temporada e não venceu em nenhuma delas (duas derrotas e um empate).

Depois das seis rodadas citadas acima, o Fluminense terá outras cinco bem pesadas:

7ª Rodada – Fluminense x Grêmio – A definir
8ª Rodada – Fluminense x Corinthians – A definir
9ª Rodada – Sport x Fluminense – Ilha do Retiro
10ª Rodada – Fluminense x Santos – A definir
11ª Rodada – Flamengo x Fluminense – A definir

Como podemos observar, dois clássicos pesados contra o Grêmio e Corinthians. Dois jogos no Rio de Janeiro? Tudo indica que não. Pelo que andam falando nos bastidores, o estádio de Edson Passos só servirá para os confrontos contra clubes de médio porte.  Muito provavelmente, o Fluminense deve levar estes dois jogos para Brasília, Manaus ou Espírito Santo. Depois destes dois duelos difíceis, pegaremos o Sport na Ilha do Retiro. Nem preciso dizer que não será nada fácil, correto? Na sequência, o bom time do Santos, com mando de campo nosso, e o clássico contra o Flamengo.

Não se trata de pessimismo, apenas um sinal de alerta para que a diretoria, comissão técnica e o elenco fiquem muito atentos e cientes das dificuldades que teremos no início do campeonato. São cinco jogos extremamente difíceis fora de casa, dois clássicos e quatro jogos em casa (três contra gigantes).

Espero que o departamento de futebol passe para o elenco a importância do Fluminense iniciar bem. Uma boa arrancada nas primeiras rodadas sempre faz a diferença no final do campeonato (para o título,  entrada no G-4 ou fuga do Z-4).

Diante de todo este cenário, podemos dizer que estas onze primeiras rodadas serão um verdadeiro “vai ou racha” para o Fluminense.

Acho que vou seguir os conselhos do Levir e separar as caixinhas dos remédios… 

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO:

1 – Chegou a hora do Fluminense apostar de vez em jogadores como o Igor Julião e Samuel. Na minha visão, são duas boas opções para compor o elenco. O Samuel andou se destacando no Campeonato Paulista como atacante de lado. Tem muita força e boa explosão, pode ser uma alternativa interessante para o Levir Culpi. Entre eles e umas barangas de empresários, não há nem discussão.

2 – Bem que o Fluminense poderia sair do mais do mesmo e pintar com dois gringos (um meia de criação e um atacante de lado). Andei vendo alguns jogos da Taça Libertadores e há boas opções espalhadas pela América do Sul. 

3 – A guerra política no Fluminense está pronta para começar… Só espero que não contamine o futebol.

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com