O Flu virou zona?




banner_jessicahentzySaudações, meus caros.

Vamos direto ao assunto: o Fluminense anda tão confuso que foi difícil até escrever esta coluna. Temos um capitão assumindo funções de técnico, um jogador indisciplinado, um monte de planejamento e nenhum resultado. Só uma pergunta: o Flu virou zona?

Confesso que o assunto FRED é o mais complicado de debater. Por um lado o capitão virou herói por assumir o comando num navio naufragando e sem Capitão e por outro foi muito criticado pela atitude. A relação da torcida do Fluminense com o Fred sempre será de amor e ódio. Sempre teremos essa divergência de opiniões em relação ao camisa 9. Nos Hangouts do Explosão sempre disse que o Fred calado eu aceito no meu time. Nos últimos dias Fred começou a falar novamente, porém coisas certas. Dito isso, vamos para a parte em que tudo que ele disse está “errado”.

Você tem uma grande empresa, centenária, cercada de seguidores e ‘odiadores’ também. Então seu principal funcionário, aquele que desperta todos que conhecem a empresa seja para bem ou mal, começa a expor a bagunça. A atitude de Fred é controversa. Ao mesmo tempo em que aplaudiram, deveriam pensar no quão ruim foi e é para a imagem do Fluminense Football Club. É verdade que não temos comando e que Peter Siemsen parece estar em eternas férias na Disney. Se por um lado a gestão andou resolvendo problemas de Xerém, esqueceram de resolver os problemas dos profissionais, muito mais evidentes e criticados (ATENÇÃO: não que Xerém não seja importante. É, e muito). Fred está errado? Sim. Mas é aquele errado em que as atitudes dos demais acabam justificando. E aqui estou sendo bem imparcial. Quem me segue no Twitter sabe que sou critica ferrenha do Fred falastrão. Porém aqui estou pensando única e exclusivamente no Fluminense. Seguindo…

Vejamos então o caso R10.

O Fluminense era um time encaixado, jogava com raça, vencia os jogos e quando não os conseguia sua torcida aplaudia pela garra mostrada. Anunciaram Ronaldinho, fizeram piadas, festa e então, todos sabemos o que está acontecendo. A culpa é do Ronaldinho Gaúcho? Não. Chegou, ganhou alguns sócios, vendeu camisas e só. Em campo, nada fez. Enderson corretamente o colocaria no banco. COLOCARIA. A virose apareceu e as festas de notinha de jornal também. Até onde tudo é verdade ou mera invenção não saberemos nunca. Podemos apenas trabalhar com as evidências e todas elas apontam para o que já foi dito. Toda a vida R10 teve essa fama, por que mudaria agora? O pior na história é que nem para – talvez –  o principal motivo da contratação serviu: marketing. Aumentamos o quadro de sócios em seu anúncio e estagnamos novamente. Nada mais foi feito. Estamos numa zona. Note que eu disse que a culpa não era do Ronaldinho. É verdade. Continue lendo que tudo será esclarecido.

E já que citamos o Enderson, vamos falar dele.

Todos sabiam que Enderson não era um primor de técnico. Era mais uma aposta como Cristóvão e Drubscky. E a aposta não deu certo na primeira passagem, como não dá certo agora. O Fluminense precisa de um técnico pulso firme, que goste de vencer, que não tenha medo de críticas e nem de diretoria. O nome de Muricy já começa a ser ventilado. Sejam sinceros: Enderson ou Muricy? Pode ter saído da forma mais ridícula possível, porém pegou um time que tinha 99% de chances de rebaixamento  e levou o mesmo ao tricampeonato brasileiro em 2010. Coincidentemente, outro técnico responsável pelo feito também é um dos melhores do Brasil: Cuca. Hoje somos melhores. Xerém é melhor. Se ele (Muricy) não sabe trabalhar com base, daremos a chance de tentar. Precisamos de um técnico de verdade e ele é o único “disponível”.

Todos os problemas citados aqui levam para um só lugar: a diretoria Tricolor. Desde a falta de comando, a contratação de Ronaldinho e a aposta em técnicos. Como já citei anteriormente… Podem ter resolvido problemas de Xerém, melhorado algumas instalações olímpicas em Laranjeiras, darem início ao CT, lançado o Sócio-Futebol, mas nada disso justifica o que fizeram com o time profissional do Fluminense, aquele que carrega o clube. Para todas essas coisas funcionarem o Flu precisa do profissional vencendo campeonatos, ganhando dinheiro, trazendo torcedores. Se não tem torcedor feliz não tem sócio-futebol nem visita à sede. Não tem apoio no estádio, compra de produtos oficiais e então não tem dinheiro pro CT. Um fator puxa o outro e estamos muito mal no principal, no líder. Então se há um culpado em todo o caos do Fluminense, esse culpado é sua própria diretoria. Aquela que devia comandar e levar o clube pra frente. E a verdade é uma só…

O Fluminense precisa de comando. Precisa de gente que não queira os holofotes e sim o bem do clube. Chega de politicagem barata em comemoração de gol. Aqui é Fluminense!

Saudações Tricolores.

Siga-me no Twitter: @jessicahentzy

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook