O lado direito do Fluminense




Samuel Xavier (Foto: Mailson Santana / Fluminense FC)

 

(por Vinicius Toledo)

“O lado direito do Fluminense”

Fala, galera tricolor! Todo mundo na expectativa da decisão da Recopa. Tricolores e até os antis estão contando as horas para a bola rolar no Maraca. Com a benção de João de Deus, o Fluminense vai papar mais um caneco continental. Tenho fé que sim! Estarei no meio do povão do setor sul, no olho do furacão da torcida onde os guerreiros e as guerreiras triplicam as suas forças e, consequentemente, empurram o Tricolor para grandes vitórias.

Sobre o time, o Fluminense ainda não embalou nesse início de temporada. Isso é fato. Em textos anteriores, listei alguns possíveis motivos. E tenho certeza que muitos de vocês também identificaram alguns problemas.

Teve uma situação que eu ainda não havia comentado: o lado direito. Pois é, se no ano passado, o Fluminense viveu o seu pior momento quando perdeu todo o seu lado esquerdo no meio da temporada por conta de lesões, em 2024, o lado direito começa com um tremendo problema.

Logo de cara, o Samuel Xavier virou um jogador de extrema importância desde que o Fernando Diniz assumiu o Fluminense, em maio de 2022. O lateral aparece como meia e até como atacante. A movimentação dele é fundamental para o time e o mais importante: ele dá qualidade na saída de bola. Infelizmente, ele ainda não atuou em 2024. O camisa dois voltou a treinar e pode até pintar na final contra a LDU, porém, vale lembrar que ele não atua desde a final do Mundial de Clubes FIFA, ou seja, há pouco mais de dois meses.

A gravidade do problema no lado direito aumentou com a saída do Nino. O Thiago Santos tem se saído bem no combate ao adversário por baixo e também nas jogadas aéreas, mas deixa a desejar na saída de  bola, o que é terrível para a filosofia de jogo do Diniz.

Espero que o Samuel Xavier retorne para, no mínimo, melhorar a saída de bola pela direita. Já na zaga, o Manoel pode ser uma alternativa, mas serei bem sincero: definitivamente, o Fluminense vai ter que correr atrás no mercado para buscar um zagueiro que atue pela direita e que, principalmente, saiba sair jogando.

Forte abraço e ST