O que esperar do Marcão à frente do comando técnico do Fluminense?




Marcão (Foto; Lucas Merçon / Fluminense FC)



O Odair Hellmann é página virada no Fluminense, mas é importante destacar que ele deixa uma estrutura de marcação bem encaixada e uma fortíssima jogada de bola parada. Para quem acha isso pouco, deixo aqui duas informações: a equipe tricolor é a que menos cede chances reais de gols aos seus adversários e é a que mais marca gols através de bola parada.

Na minha visão, dá para o Fluminense melhorar ainda mais o seu desempenho. E nem estou falando em jogar futebol bonito e envolvente. Nada disso. Inclusive, vou citar aqui a atuação na vitória sobre o Athletico-PR. No último sábado, o Tricolor não abriu mão da forte marcação, mas apresentou uma movimentação ofensiva que deu outra vida ao time. Nada espetacular, mas algo bem aceitável.

Agora, a responsabilidade está com o Marcão, já que o Odair Hellmann foi atraído pelos petrodólares. E o que esperar do novo comandante? Primeiramente, a manutenção do sistema de marcação e o aperfeiçoamento das jogadas de bola parada, que tem decidido muitos jogos para o Fluminense.

Considerando as características do atual time do Fluminense, acredito que o principal desafio do Marcão será o de melhorar a construção de jogadas com a bola rolando. Conforme comentei mais acima, o jogo contra o Athletico-PR pode ser um ponto de partida bem interessante. Contra a equipe paranaense, os atacantes não ficaram como auxiliares de laterais ou parados pelos lados do campo. Marcos Paulo apareceu em todos os cantos, Michel Araújo exerceu mais de uma função, Nenê fez gol de centroavante, etc… Esse é o caminho!

O aproveitamento de alguns jogadores da base também é algo que o Marcão precisa considerar. Talentos como o John Kennedy e Samuel Granada já fazem por merecer uma oportunidade no profissional. Daniel Bolt e Miguel também podem surpreender.

Para encerrar, achei a escolha acertada, pois as poucas opções disponíveis no mercado não são tão confiáveis e ainda são caríssimas. Diante de todo o contexto envolvido, Marcão realmente é o melhor nome para assumir o Fluminense. Sobre a parte extracampo, não tenho dúvida alguma de que ele conduzirá muito bem. Há o risco de não dar certo? Sim, mas quando não há? É bancar até o final e torcer para que dê muito certo.

Forte abraço e ST!

Vinicius Toledo