Obrigação!




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Após as vexaminosas eliminações na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, o Fluminense terá apenas o Campeonato Brasileiro pela frente até o ofinanl de fevereiro de 2021. Sendo assim, disputá-lo de forma competitiva é o mínimo que a torcida tricolor espera do elenco comandado pelo técnico Odair Hellmann e montado pela dupla Mário Bittencourt e Paulo Angioni.

No próximo domingo, o Fluminense terá uma excelente oportunidade diante do Botafogo. É clássico, não dá para subestimar o adversário por mais que ele esteja fragilizado. Porém, não dá para admitir outro resultado que não seja a vitória. Vencer o clássico vovô pode representar para o Fluminense um retorno ao G-6. Além disso, o time pode subir até quatro colocações, ou seja, terminar a 13ª rodada na terceira colocação.

É bem verdade que o Fluminense não tem convencido de forma alguma. Futebol sofrível sem um padrão tático aceitável e muito pobre de ideia. Tudo isso é reflexo de um trabalho ruim da comissão técnica e também de um elenco desequilibrado. No entanto, o campeonato está bem nivelado por baixo.

Com toda sinceridade, eu não esperava ver o Fluminense na sétima colocação após doze rodadas disputadas. Ainda mais com a sequência inicial de jogos que o time teve, que certamente foi a mais dura da competição. É claro que isso não me ilude, mas não deixa de ser surpreendente mesmo sabendo que é uma das consequências do baixo nível técnico da competição.

Considerando o seu histórico nas últimas edições do Brasileirão, o Fluminense tem uma grande oportunidade para tranquilizar a sua vida até o fechamento do turno. O time disputará 21 pontos. No momento, está com 17. Na pior das hipóteses, se o time conquistar entre 10 a 12 dos 21 pontos que disputará nas próximas sete rodadas, ele fechará o turno na faixa de 27 a 29 pontos. Certamente, isso daria uma enorme tranquilidade para a disputa do returno.

Espero que a diretoria esteja atenta ao planejamento para a sequência do Campeonato Brasileiro. Estrategicamente falando, os próximos sete jogos do Fluminense  (veja a sequência abaixo) serão uma oportunidade de ouro para o time, no mínimo, deixar bem encaminhada a sua permanência na Série A. No entanto, não dá para deixar de cobrar contratações aceitáveis, ou seja, que realmente agreguem em termos competitivos.

Mesmo que aos trancos e barrancos, a oportunidade está aí.

13ª rodada 

04/10 – Domingo – 11h – Botafogo x Fluminense – Nilton Santos

14ª rodada 

07/10 – Quarta-feira – 20h30 – Goiás x Fluminense – Serrinha

15ª rodada 

11/10 – Domingo – 16h – Fluminense x Bahia – Maracanã

16ª rodada

14/10 – Quarta-feira – 21h30 – Atlético-MG x Fluminense – Mineirão

17ª rodada 

17/10 – Sábado – 19h – Fluminense x Ceará – Maracanã

18ª rodada

24/10 – Sábado – 19h – Fluminense x Santos – Maracanã

19ª rodada

31/10 – Sábado – 21h – Fortaleza x Fluminense – Castelão

Forte abraço e ST!

Vinicius Toledo