Onde o Fluminense deve jogar?




corinthians-x-fluminense-2014-itaquerão

Amigos,

Nos últimos dias muitos tricolores debateram nas redes sociais sobre a possibilidade de venda do jogo contra o Corinthians para Brasília, pela terceira rodada do campeonato brasileiro.

Li muitas opiniões bem fundamentadas nos dois lados da discussão, e resolvi aguardar o desenrolar dos fatos, antes de emitir uma opinião a respeito.

Vejo argumentos bastante razoáveis, tanto na defesa do Rio de Janeiro como casa do Fluminense, como nas alegações de que o Tricolor possui uma torcida de amplitude nacional, razão pela qual seria bom, até mesmo para o crescimento desta torcida, que alguns jogos fossem disputados em outras cidades.

A única coisa que não gostei em todo este embate, foi de ver alguns tricolores se exaltando uns com os outros, cada um na defesa de seu ponto de vista, como se o outro lado estivesse exalando absurdos, sem qualquer interesse no bem do Fluminense.

Sabemos que isso não funciona assim, e gostaria muito que a torcida tricolor, que é historicamente bastante esclarecida, passe a levantar a bandeira da tolerância com opiniões internas diferentes, especialmente num momento em que a população de nosso país dá tantas demonstrações de intransigência com posições contrárias.

Enfim, voltemos à venda do jogo contra o Corinthians, que já foi rechaçada pela nossa diretoria.

Eu entendo que existem ocasiões e ocasiões, e explico.

O Fluminense precisa, sempre que possível, realizar os seus mandos de campo no Rio de Janeiro. Isto porque somos um clube carioca, tentando alavancar um programa de sócio torcedor, e passamos uma mensagem muito ruim para a torcida quando tiramos um jogo da cidade.

Sim, eu sei que temos muitos torcedores em outros estados, mas o fato é que quando um torcedor se associa, ele sabe que os mandos de campo do Fluminense serão realizados no Rio de Janeiro, e que, se quiser utilizar seu benefício quanto ao ingresso, provavelmente precisará se deslocar até lá.

Agora vem o outro lado da questão. Isso não significa que o Fluminense não possa nunca vender o seu mando de campo para jogar em outras praças. Claro que pode, e acho até que deve fazer isso vez ou outra.

Esta opção é muito importante para o crescimento da torcida tricolor em nível nacional, alavancando números importantes que já temos, por exemplo, em Brasília, sul de Minas, Espírito Santo e Nordeste.

Eu só entendo que esta decisão deve levar em consideração, primeiro o critério técnico, e depois o critério financeiro.

Avaliado o critério técnico, se chegarmos à conclusão de que não haverá prejuízo ao time no campeonato corrente, então que se usufrua da vantagem financeira.

Colocar o critério financeiro na frente, neste ponto específico, é apequenar o clube, e com isso eu não concordo.

Não que eu seja favorável à irresponsabilidade financeira. Acho sim que um clube deve ser gerido pensando no futuro, mas sem esquecer o curto prazo (aí que reside minha principal crítica à gestão Peter). E não serão 850 mil reais que resolverão a vida do Fluminense.

– Ok Alan, entendi que você não é a favor da venda do jogo contra o Corinthians. Mas se você não é contra a venda de alguns jogos, porque discorda deste?

Pelas circunstâncias deste jogo.

Sabemos que este é um ano muito importante e difícil para o Fluminense. A saída da Unimed foi de certo modo inesperada, e muitos alardearam de forma totalmente equivocada que o Fluminense ia acabar, e que, no mínimo seria rebaixado este ano para a série B. Engraçado que quem parece estar acabando é a Unimed sem o Fluminense, mas isso já é outro assunto.

Bem, fizemos um grande esforço para manter uma boa espinha dorsal, mas fato é que nosso time é inferior ao ano passado, e ainda não gera aquela confiança na torcida.

Em função disso, é muito importante que façamos uma boa campanha nesta sequência de jogos em casa que temos no início deste campeonato, de modo a dar mais confiança ao elenco.

O time já está acostumado a jogar no Maracanã, e não acho correto abrir mão desta vantagem neste momento.

Além disso, o fato do Corinthians ter uma imensa torcida em todo o Brasil, também me faz ser um pouco mais reticente com relação a levar este jogo, especificamente, para fora do Rio de Janeiro.

Não ignoro a força da torcida tricolor em Brasília, nem conheço a fundo a força da torcida Corinthiana na capital federal, mas me parece mais prudente que façamos este jogo em nossa casa, num campo em que nossos jogadores estão mais acostumados, sem corrermos o risco de dividir o estádio meio a meio com a torcida adversária.

E quem sabe, possamos escolher outra partida para jogarmos em Brasília, contemplando os tricolores da capital federal. Eu sei que eles merecem, e que sem eles, e sem os tricolores dos outros estados brasileiros, o Fluminense não seria o time mais importante deste país.

E que venha o Galo!

Abs,

Alan Petersen