Os terríveis últimos 31 anos do Fluminense no Rio de Janeiro




Fluminense tricampeão em 1985 em cima do Bangu
Fluminense tricampeão em 1985 em cima do Bangu (Foto: Divulgação)

Um ou outro tricolor dirá: “O Campeonato Carioca não vale de nada, o Fluminense tem que ignorá-lo mesmo”. Ok, concordo que tá difícil de engolir muita coisa que rola nos bastidores do futebol carioca, mas vamos lá… Até 1985, o Fluminense dominava o Campeonato Carioca com o chicote na mão. Com a histórica conquista do tricampeonato (83/84/85), o cenário no estado era o seguinte:

– Fluminense – 27 títulos 

– Flamengo – 21 títulos

– Vasco – 15 títulos

– Botafogo – 14 títulos

Depois de 1985, o Fluminense desceu ladeira abaixo no cenário da competição. Descaso do clube? Enfraquecimento político nos bastidores? Azar? Incompetência? Erros de arbitragem? Falta de alguém com aquilo roxo para agitar o time nos clássicos decisivos? Pouco caso com a rivalidade? Difícil apontar um só motivo, mas de uma coisa temos certeza: estamos muito mal na fita em todos os sentidos. Título carioca e vitória em clássicos são coisas cada vez mais raras nas Laranjeiras. Veja abaixo, a quantidade de títulos cariocas de cada um dos quatro grandes nos últimos 31 anos: 

– Flamengo – 12 títulos

– Vasco – 9 títulos

– Botafogo – 6 títulos

– Fluminense – 4 títulos

Cenário muito preocupante. E não adianta dizer que o Campeonato Carioca acabará, pois isso não acontecerá. Quem acompanha os bastidores do futebol sabe muito bem disso. A criação da Liga foi algo louvável, tem tudo para dar certo, mas não conseguirá acabar com os estaduais.

Nos últimos 31 anos, várias gerações de torcedores do Fluminense tiveram que assistir da poltrona os seus rivais conquistarem sucessivos títulos cariocas. E o que é pior: ter que aguentar a zoação dos rivais nas escolas, no trabalho, na vizinhança, etc… Neste período, o Vasco chegou a ficar 12 anos sem conquistar um título carioca, mas ainda assim, depois do tricampeonato do Fluminense, em 1985, os cruzmaltinos ganharam 9 títulos contra 4 nossos. Para piorar, o Fluminense virou freguês de carteirinha do Vasco. Dá para aceitar isso? Claro que não.

Além da escassez de títulos, o Fluminense está com um retrospecto horroroso em clássicos disputados no atual século: (43 vitórias x 63 derrotas). O último ano de destaque foi em 2012, quando o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro. Foram sete vitórias em clássicos e apenas três derrotas. No ano seguinte, o Tricolor passou em branco e foi derrotado oito vezes. Em 2011, o clube também havia atingido o feito de não vencer os seus principais rivais nem uma vez sequer. Desde 2001, o Fluminense só conseguiu terminar o ano com retrospecto positivo – leia-se mais vitórias do que derrotas – sobre Flamengo, Vasco e Botafogo em três oportunidades: 2002, 2005 e 2012.

Um ponto que merece ser destacado é que nem com os investimentos milionários realizados na época da Unimed, o Fluminense conseguiu manter a sua hegemonia centenária no Rio de Janeiro. Após 1985, o Flamengo ganhou o triplo de títulos cariocas conquistados pelo Fluminense no período: 12. Nessa brincadeira, os caras tomaram a nossa hegemonia. O cenário só não é totalmente catastrófico pelo fato do Fluminense ter conquistado dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e a Primeira Liga. 

Espero que o Fluminense repense o conceito da importância de conquistar o título carioca e, principalmente, vencer clássicos. Existem sérios problemas com a FERJ? Sim. E o Fluminense deve seguir lutando, mas isso não justifica o nosso encolhimento na disputa do Campeonato Carioca nos últimos 31 anos.  

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com