Planejar é preciso




O Fluminense perdeu uma excelente oportunidade na última segunda de se colocar entre os primeiros colocados na tabela de classificação. Uma vitória contra ao Chapecoense, em casa, era obrigação para quem tem maiores pretensões no campeonato. Mas será mesmo que podemos sonhar com maiores pretensões com este elenco limitado e com uma defesa tão vulnerável?

Sinceramente, em minha modesta opinião, creio que o time ficará ali pelo meio da tabela, com inconstâncias ao longo do campeonato. Temos um time que procura jogar ofensivamente, com algumas boas jogadas pelas laterais de forma veloz, com boa movimentação. Entretanto é um time que deixa muito espaço para os adversários, que costumam ter facilidade em criar jogadas que levam perigo ao nosso gol. Além disso, levamos gols demais. E, desde o início do ano, nenhum goleiro nos transmitiu segurança. 

Temos um time que balança muito as redes dos adversários mas, em virtude da vulnerabilidade do setor defensivo em geral, isso nem sempre nos garante vitórias. Para piorar o cenário, só levando em conta este Campeonato Brasileiro, levamos diversos gols nos finais das partidas. O que, certamente, fará falta lá no fim os pontos perdidos nos minutos derradeiros. Assim foram dois pontos contra o Flamengo e um contra o Vasco. E contra o Palmeiras Marco Jr perdeu um gol incrível no fim do jogo, antes do Fluminense levar o terceiro, o que sacramentou nossa derrota. Em 11 jogos, levar gol no fim em 3 é exagerado demais. Sabemos que o time é muito jovem e inexperiente e isso influencia nesse aspecto.

Importantíssima a atuação do Abel a fim de blindar o elenco contra ações da própria diretoria do clube, que parece não jogar com o time e com a torcida. O primeiro objetivo é alcançarmos os 45 pontos, e, em seguida, buscar algo mais. O mata-mata da Copa Sul-Americana pode render mais, mas não se pode esquecer o jogo de volta. O 4 a 0 no Maracanã não garantiu nada. Que o time entre ligado lá no Equador, jogue com inteligência e busque também o gol.

A diretoria e o Abel Braga têm de preparar o time para o ano que vem. Estudar, desde já, o mercado em busca de bons jogadores para as posições carentes, seja aqui ou no mercado sul-americano. E um jogador experiente e líder em campo é essencial. Assim, creio, estaremos prontos novamente para disputar o topo da classificação e os títulos mais importantes. Então, mais uma vez, ressurgirá aquele Fluminense que encanta com o estilo de jogo e as glórias retumbantes de verde, branco e grená.

Helio Waizbort

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com