Precisamos falar sobre a contratação de Gabriel Fuentes




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Precisamos falar sobre a contratação de Gabriel Fuentes (por Lindinor Larangeira)

A lateral-esquerda parece ser, nos últimos tempos, uma posição maldita no Fluminense. A profusão de contratações do quilate de Orinho, Egídio, Danilo Barcelos e Pineida. A mal explicada saída de Marcelo. A isso se soma mais um daqueles mistérios, desgraçadamente, típicos da atual gestão do Fluminense.

O lateral Gabriel Fuentes, jogador convocado para diversas seleções de base da Colômbia, e com algumas passagens pela seleção principal de seu país, foi contratado oficialmente pelo clube, no dia 2 de setembro. No dia 10 do mesmo mês, já estava com o nome no BID, e apto a disputar o Brasileirão.

Primeiro mistério: por que contrataram um jogador que não poderia disputar a competição mais importante do ano, a Libertadores?

Pelo esforço empreendido e pelo valor pago, US$ 1,2 milhão por 60% dos direitos econômicos do jogador, acreditei que o problema da lateral-esquerda estaria resolvido, pelo menos até agosto de 2028, prazo do término do contrato do atleta.

Não posso opinar sobre Gabriel Fuentes, que não vi jogar, seja no futebol colombiano, ou no espanhol, onde atuou por uma temporada. O que vi, parcos 33 minutos em campo, quando entrou no decorrer de três jogos, não me dá subsídios para afirmar se o jogador é bom, mediano ou ruim.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

Já sobre o atual titular, minha opinião é que Diogo Barbosa é de mediano a ruim. Nas últimas partidas, mais ruim do que mediano. Ou seja, se o colombiano joga menos do que Barbosa, essa contratação é um grande mistério para mim. E creio, para boa parte da torcida.

Dois meses e meio depois de chegar ao Brasil, Fuentes ainda não se adaptou ao nosso futebol? Mistério…

Sim. Arias, nosso jogador mais regular na temporada demorou um pouco a se adaptar. Mas sem ter minutagem, sem entrar em campo, essa fase fica ainda mais demorada. E isso não tem mistério.

“Então você quer colocar o jogador na fogueira”, perguntarão alguns. Nada disso. Se ele não for bem, que seja substituído. Mas creio que Fuentes não pode ser tão irregular, errático e pouco combativo, como Diogo Barbosa, que, misteriosa e irritantemente, segue sendo titular absoluto.

Como a titularidade de Martinelli. Outro mistério do clube do bucólico bairro das Laranjeiras.

PS1: Terça é decisão, Martinelli, NÃO!!

PS2: O combustível para a torcida apoiar o time é a atitude no campo. Apatia contamina a arquibancada.

PS3: Os resultados da rodada ajudaram. Esperamos que o Fluminense se ajude.

PS4: Lugar de tricolor é terça, no Maracanã.

PS5: “Abenção, João de Deus…”