Preparador físico do Fluminense comenta sobre a perda de condicionamento físico dos jogadores




Marcos Seixas



Por conta da paralisação da pandemia do novo coronavírus, os jogadores do Fluminense tentam manter o condicionamento físico em suas respectivas casas, seguindo uma cartilha com orientações e séries de exercícios criada pelo clube. O objetivo é reduzir ao máximo a perda de condição adquirida nos últimos meses de treinamento. Porém, essa missão fica cada vez mais difícil com o passar dos dias.

Conforme explicou o preparador físico Marcos Seixas, na primeira semana, o atleta bem condicionado costuma perder pouco do seu condicionamento. O problema é a partir da segunda semana, justamente o período em que os jogadores estão iniciando. Na semana passada, eles folgaram na segunda e receberam as planilhas na terça de tarde, começando os treinos em casa na quarta-feira.

– Essa perda considerável que ocorre a partir das duas semanas de inatividade vai ser acentuada principalmente por conta dos atletas não estarem realizando treinamentos específicos de futebol, treinamentos com bola, em grupo, coletivos em espaços maiores, treinamentos de força específicos, da maneira como a gente está acostumado a fazer, voltados para a prática do futebol. Isso que vai gerar a maior perda a partir provavelmente da segunda semana – disse.

Marcos Seixas também está preocupado por conta da falta de previsão de retorno aos treinamentos. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já ampliou a suspensão do Campeonato Carioca até o dia 30 de abril. As atividades no clube, que ficariam paralisadas até a próxima segunda-feira (30), possivelmente também serão prorrogadas.

– É uma situação que a gente nunca viveu. Apenas por conta de paradas relativas à Copa do Mundo, Copa América… Mas nesses períodos a gente sabia quanto tempo a gente ia ficar parado e agora a gente não sabe. Essa que é a grande diferença e o agravante da situação. A gente não sabe quanto tempo vai ficar parado e, se depois de voltar, em quanto tempo vai ter que estar pronto para disputar a primeira partida oficial – declarou.

Em relação ao retorno das atividades, inclusive, o preparador espera que os clubes tenham tempo hábil para “recuperar” os atletas antes do reinício dos campeonatos:

– Espero que essa situação não se estenda por muito mais tempo e que, assim que a gente retorne aos treinamentos com o grupo, a gente tenha a oportunidade de ter um período para treinamento coletivo antes de iniciar as competições.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: GloboEsporte.com

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com