Procuradoria do TJD-RJ decide denunciar o Fluminense por caso de racismo contra o atacante Gabriel




Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ



Fluminense foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

A Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu denunciar o Fluminense pelo caso de racismo contra o atacante Gabriel, do Flamengo. O procurador André Valentim já enquadrou o Tricolor no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”, e deve homologar o documento nesta sexta-feira (04). O julgamento ainda será marcado. A notícia foi divulgada pelo jornalista Sérgio Guimarães, da Rádio Tupi.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

O artigo 243-G prevê como pena multa de R$ 100 a R$ 1 mil para o Fluminense, além da perda de três pontos “caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”. André Valentim também entrou com um pedido de medida cautelar para a FERJ não levar o troféu da Taça Guanabara para o jogo do Tricolor contra o Resende, no próximo sábado (05), em Volta Redonda, e que não seja entregue ao clube das Laranjeiras até a homologação do resultado do Fla-Flu.

O inquérito aberto pela presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, para apurar o episódio, ainda não foi encerrado, mas só a denúncia da Procuradoria já garante a realização do julgamento. O Flamengo encomendou um laudo que confirmou os gritos racistas contra Gabriel após análise que afirma que a gravação apresentada é autêntica, sem edição. Já o Fluminense contratou uma perícia com o objetivo de identificar o possível autor do grito, e a conclusão foi que não é possível cravar que a ofensa racista foi proferida ou identificar o autor da fala.

A denúncia será feita com prova de imagem utilizando o vídeo feito pelo Canal s1 Live. Na filmagem, o atacante rubro-negro desce as escadarias do Estádio Nilton Santos para o vestiário e é hostilizado por torcedores do Fluminense.



Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com