Presente ao segundo dia de desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro, o diretor executivo de futebol do Fluminense, Fernando Simone, disse que a dívida do clube com o Porto relativa à compra de 25% dos direitos econômicos de Walter está muito perto de ser equacionada, mas que o atacante quer deixar as Laranjeiras.
No contrato de empréstimo assinado pelo Fluminense junto ao Porto em janeiro do ano passado, o clube carioca se comprometeu a pagar pouco mais de 2 milhões de euros (cerca de R$ 6 milhões) por 25% dos direitos econômicos do atleta. Um dos motivos pelos quais o Tricolor estudava uma transferência era justamente por causa do alto valor, mas nem mesmo o acerto próximo com o time português garante o gordinho nas Laranjeiras até o fim de 2015.
“A dívida está praticamente equacionada, existe conversa dos dois clubes e vamos conseguir chegar a um meio termo em breve. Esse não é o problema. Uma coisa é resolver a dívida e a outra é o empréstimo dele. Ele quer ficar mais feliz, quer ir para um lugar onde possa ser titular. No Fluminense tem tido menos chances… Entendemos a situação do jogador, mas ele é importante para nós também”, deixou claro Simone.
Segundo o dirigente tricolor, o Fluminense pode até mesmo aceitar uma transferência de Walter sem repassar a dívida com o Porto. Neste caso, o Tricolor ficaria com a fatia de 25% de seus direitos econômicos.
“Temos de conversar. Ver se é uma situação boa para o Fluminense, para o jogador, ver com o Porto… Não é fácil. Mas estamos conversando pra tentar achar uma situação boa para todo mundo. Hoje, é um jogador importante para nós e só vamos abrir mão do Walter se for bom para nós e para eles também”, encerrou Fernando.
Existia a possibilidade da dívida ser paga com cessão dos direitos econômicos de jovens das categorias de base do Fluminense, mas a situação foi praticamente descartada por Fernando Simone. A tendência, hoje, é que o valor seja pago de forma direta ao clube português.
Walter tem tido poucas chances com o técnico Cristóvão Borges em 2015. O atacante não começou sequer uma partida como titular, mesmo concorrendo com o antes desconhecido Lucas Gomes.
Por Rodrigo Paradella / UOL – Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.
