Reforços no Fluminense?




Mano Menezes (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Reforços no Fluminense? (por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! O Fluminense segue vivo na Conmebol Libertadores, mas também segue na zona de rebaixamento do Brasileirão. As partidas pelas quartas de final da competição continental só serão disputadas na segunda quinzena de setembro. Já a luta contra a degola, o atual campeão da América terá a oportunidade sair do Z4 na próxima rodada.

Nesta quinta-feira, publiquei um texto para informar sobre os dois períodos longos que o Fluminense terá para se ajeitar de vez. O primeiro será um intervalo de oito dias entre os jogos contra o Atlético Mineiro e o São Paulo. Após o duelo com a equipe paulista, um intervalo de duas semanas sem jogos por conta das partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dois períodos para a comissão técnica trabalhar em todos os sentidos e preparar o elenco para a reta final da temporada, que promete fortes emoções.

O Fluminense precisa de contratações. Isso é fato. Porém, acho difícil aparecer alguma novidade a essa altura do campeonato. Talvez, um lateral-esquerdo de um país vizinho, conforme vem sendo noticiado. No entanto, existe uma ponta de esperança ainda. Não sei se é desespero, ingenuidade ou a minha velha mania de sempre levar fé em situações que parecem irreversíveis, mas ainda acredito que o Marcelo, John Kennedy, Germán Cano e até o Terans possam ser úteis.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Mano Menezes já apontou o caminho para o Marcelo: meio de campo e entrando no segundo tempo. Na vitória sobre o Palmeiras, Marcelo entrou na etapa final e gastou a redonda como meia-direita. É saber utilizá-lo e ele aceitar essa condição.

Sobre o Terans, o uruguaio ainda não deu as caras no Fluminense. Ele sabe jogar, inclusive, finaliza muito bem de fora da área. Ainda acho válido tentar colocá-lo em totais condições e, consequentemente, apostar nele.

Na minha visão, John Kennedy entrou bem no duelo contra o Grêmio, inclusive, mostrou algo muito importante: frieza na hora decisiva, pois bateu um dos pênaltis com firmeza. Estar nas quartas de final da Libertadores pode ser o combustível para o “Menino Rei” voltar a voar.

Por último, o Germán Cano. Na coletiva concedida após a vitória sobre o Grêmio, Mano Menezes disse o seguinte:

“A questão do Germán Cano é um pouco mais crônica. Chegou no momento que estava atrapalhando demais o rendimento do atleta. Você se submete, o atleta quer ajudar, quer entrar em campo, quer fazer gol, o time está precisando dos gols, e aí não temos nem uma coisa, nem outra coisa. E eu, quando cheguei aqui, disse aos jogadores que nós íamos trabalhar para colocá-los em campo no seu melhor. E quando passássemos a fazer uma recuperação de lesão, íamos fazê-la de forma completa”. 

Sem previsão de retorno, só resta ficar na torcida para que o ídolo se recupere totalmente e volte logo. Seria muito bom tê-lo 100% recuperado para as quartas de final da Libertadores e reta final do Brasileirão.

De qualquer forma, se o Fluminense conseguir recuperar um ou dois do quarteto, já vai ajudar muito, muito mesmo.

Forte abraço e ST