Relembre os confrontos de mata-mata entre Fluminense e Corinthians




Em 1984, Fluminense eliminou o Corinthians antes de sagrar-se campeão brasileiro (Foto: Reprodução)

Fluminense e Corinthians disputam uma das vagas na decisão da Copa do Brasil 2022, e não é a primeira vez que os times se enfrentam em um torneio mata-mata. O confronto já aconteceu 7 vezes na história, tanto em campeonatos nacionais quanto internacionais, reservando algumas dos episódios mais icônicos do futebol brasileiro.

O confronto deste ano é emblemático porque, além de estarem vivos na Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians também aparecem entre os primeiros do Campeonato Brasileiro, embora os prognósticos de apostas apontem o Palmeiras como maior favorito entre os candidatos ao título do Brasileirão – o clube paulista tem odds na casa de 1.25 pra 1, enquanto Flu e Corinthians ostentam médias de 31 pra 1 e 51 pra 1, respectivamente

Na história, a vantagem é do Corinthians, mas vencer o alvinegro em um mata-mata costuma trazer boas lembranças ao torcedor tricolor. Confira o histórico de confrontos

Copa Rio 1952

O primeiro confronto eliminatório entre Corinthians e Fluminense aconteceu há 70 anos – e deu Flu. O duelo entre paulistas e cariocas marcou a decisão da 2ª edição da Copa Rio, competição que reuniu clubes sul-americanos e europeus. No primeiro jogo da decisão, disputado no Maracanã, o Tricolor venceu por 2 a 0, com gols de Marinho e Orlando, e abriu boa vantagem.

O jogo da volta foi disputado três dias depois, também no Maracanã, para mais de 65 mil pagantes. O resultado foi um empate de 2 a 2 – com Didi e Marinho marcando para o Fluminense (Jackson e Souzinha anotaram os gols alvinegros) –, resultado suficiente para dar o título internacional ao time comandado por Zezé Moreira, que também contava com nomes como Castilho e Telê. Até hoje, esse foi a única final disputada entre Fluminense e Corinthians na história.

Campeonato Brasileiro 1976

Os dois times só voltaram a se encontrar em um mata-mata 24 anos mais tarde, pelo Brasileirão. Fluminense e Corinthians se encontraram em uma das semifinais, disputada em jogo único no Rio de Janeiro, já que o Tricolor teve melhor campanha na fase anterior.

O resultado, no entanto, não foi como esperado. No episódio emblemático que ficou conhecido como a “Invasão Corintiana” ao Maracanã, os dois times empataram por 1 a 1 no tempo normal. Pintinho abriu o placar para o Flu, comandado por Mário Travaglini, e Ruço empatou para os paulistas. Nos pênaltis, melhor para o Corinthians que venceu por 4 a 1 e avançou para a final diante de um público de mais de 146 mil pessoas.

Campeonato Brasileiro 1984

8 anos depois, veio o troco. Quis o destino que Fluminense e Corinthians voltassem a se enfrentar numa semifinal de Campeonato Brasileiro, dessa vez em ida e volta. O primeiro jogo foi disputado no Morumbi, em São Paulo, e o Fluminense abriu boa vantagem no confronto ao vencer por 2 a 0, com gols de Assis e Tato.

Na volta, no Maracanã, mais de 118 mil pessoas assistiram a um empate por 0 a 0 que levou o Fluminense de Carlos Alberto Parreira à decisão. Na ocasião, o time liderado pela dupla Assis e Washington conquistou seu segundo título brasileiro ao vencer o Vasco da Gama.

Campeonato Brasileiro 2002

O último Brasileirão disputado no formato mata-mata também reservou um Fluminense x Corinthians na fase semifinal, como nos dois encontros anteriores. Curiosamente, o técnico vencedor do Brasileirão de 1984, Carlos Alberto Parreira, estava agora do outro lado, comandando o time paulista. O técnico tricolor era Renato Gaúcho, que vivia sua segunda experiência como treinador.

No jogo de ida, no Maracanã, Romário marcou e deu a vitória ao Fluminense por 1 a 0. Com isso, o Tricolor jogava por um empate em São Paulo para voltar a uma decisão de Campeonato Brasileiro após 18 anos. Roni abriu o placar no Morumbi e deu ainda mais esperanças aos torcedores tricolores, mas o adversário buscou a virada. Roni voltou a marcar no segundo tempo, mas não foi o suficiente para evitar a derrota por 3 a 2 – resultado que classificou o Corinthians em virtude da melhor campanha na primeira fase.

Copa do Brasil 2009

Em 2009, veio o primeiro confronto pela Copa do Brasil, nas quartas de final. O jogo de ida foi disputado no Pacaembu, com vitória do Corinthians por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Dentinho. Comandado novamente pelo técnico Carlos Alberto Parreira, o Flu precisava de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis no Maracanã.

Mais de 64 mil torcedores compareceram para empurrar o Tricolor, mas os gols de Chicão e Jorge Henrique jogaram um banho de água fria na torcida. Alan e Thiago Neves marcaram no segundo tempo e voltaram a animar a torcida, mas a reação parou por aí, e o empate por 2 a 2 significou o fim da Copa do Brasil para o Fluminense. Já o Corinthians seria campeão do torneio pela 3ª vez.

Copa do Brasil 2016

7 anos mais tarde, novo confronto entre cariocas e paulistas pela segunda maior competição do país, dessa vez pelas oitavas de final. O jogo de ida foi disputado no Maracanã, com empate por 1 a 1. Marquinho abriu o placar para o time comandado por Levir Culpi, mas Rodriguinho deixou tudo igual.

No jogo da volta, disputado na Neo Química Arena, Rodriguinho voltou a marcar e deu a vitória ao Corinthians por 1 a 0, marcando mais uma eliminação tricolor frente ao time alvinegro

Copa Sul-Americana 2019

O último duelo entre ambos em uma competição mata-mata foi em um torneio internacional – tal qual o primeiro encontro. Corinthians e Fluminense se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2019 – o Tricolor havia deixado Deportes Antofagasta, Atlético Nacional e Peñarol pelo caminho.

Na ida, disputada em São Paulo, empate por 0 a 0. Uma vitória simples no Maracanã garantia o time de Oswaldo de Oliveira na fase seguinte, mas foi o Corinthians quem saiu na frente, com Pedrinho. Perto do fim, Pablo Dyego deixou tudo igual. Porém, o empate por 1 a 1 foi suficiente para o Corinthians por conta da regra do gol qualificado fora de casa.